Presidente da TAP afasta fusão com a brasileira Varig - TVI

Presidente da TAP afasta fusão com a brasileira Varig

Fernando Pinto

O presidente executivo da TAP, Fernando Pinto, garante que uma maior aproximação à brasileira Varig nunca se dará através de uma fusão entre as duas companhias aéreas.

Numa carta enviada aos trabalhadores, e depois das recentes notícias e declarações do Governo acerca desta matéria, o administrador delegado da TAP lembra que os destinos da Varig, um dos principais parceiros da companhia na Star Alliance, «não são indiferentes» para a empresa portuguesa. Daí que seja possível que se venha a incrementar ainda mais as relações comerciais entre as duas companhias, que já detêm um acordo de code-share, dado «o enorme potencial de ganho para ambas as companhias», refere.

Nesse sentido, Fernando Pinto e a sua equipa consideram «muito importante» que a Varig se recupere. «Temos acompanhado sempre com muito interesse todo este processo», adianta, acrescentando que ainda neste seguimento foi recentemente «apresentada pela TAP uma alternativa sobre um caminho possível de reestruturação, contendo sugestões, nomeadamente quanto à resolução do complexo problema colocado pelo elevado passivo existente».

Mais importante, sugestões que «não passam por qualquer fusão com a TAP», sublinha, garantindo ainda que a TAP continuará «a acompanhar com a maior atenção os desdobramentos do processo», mas que «nenhuma iniciativa será desencadeada da nossa parte que não tenha em conta os interesses estratégicos da TAP».

Recorde-se que, ontem, o primeiro-ministro, José Sócrates, admitiu ter tomado conhecimento destas negociações, acrescentando que «é importante que haja um momento em que a TAP apresenta ao accionista (Estado) as condições para realizar ou não este negócio». Sócrates garantiu ainda que, se a operação servir os interesses empresariais da TAP, o Governo não deverá opor-se.
Continue a ler esta notícia