Joe Berardo aceita avaliação da Christies - TVI

Joe Berardo aceita avaliação da Christies

  • Portugal Diário
  • 23 jan 2007, 18:07

Colecção do Museu Berardo avaliada em 316 milhões de euros

A ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, afirmou esta terça-feira em Castelo Branco que o comendador Joe Berardo aceitou a avaliação feita pela leiloeira Christies à colecção do Museu Berardo, avaliada em 316 milhões de euros.

«O comendador Berardo enviou quinta-feira uma carta [a pedir a prorrogação do prazo] e na sexta-feira disse-me verbalmente que retirava essa carta», explicou Isabel Pires Lima, assinalando que o empresário aceitou a avaliação feita pela Christies.

A confirmação foi feita pela ministra à margem da apresentação do programa Território Artes, hoje em Castelo Branco, um dia depois de ter terminado o prazo de resposta dado a Joe Berardo para se pronunciar sobre a avaliação da leiloeira.

Na semana passada, Berardo declarara à agência Lusa que tinha pedido a Isabel Pires de Lima uma prorrogação do prazo de resposta à avaliação da Christies.

O acordo assinado entre o comendador e o Estado Português estipula que Joe Berardo tem 30 dias, contados a partir da recepção do resultado da avaliação, para dar uma resposta e, se o não fizer, «entende-se que, para todos os efeitos, concorda com o preço determinado».

O prazo de resposta terminou na segunda-feira.

A colecção do Museu Berardo integra 862 peças de arte, entre as quais um Picasso, cujo valor ascende a 18 milhões de euros, um Francis Bacon de 15 milhões de euros e um Andy Warhol avaliado em 12 milhões de euros.

Até 2016, o Estado tem o direito de opção de compra da colecção pelo valor fixado pela Christies, mas, caso o comendador não aceite aquele valor, esse direito extingue-se.

Nos próximos dez anos, o Estado e Berardo vão investir anualmente um milhão de euros em partes iguais em aquisições de obras de arte para a Fundação, constituída por representantes de ambos os parceiros.

O Museu Berardo de Arte Moderna e Contemporânea, cujo director é o francês Jean-François Chougnet, deverá abrir ao público no segundo semestre deste ano.
Continue a ler esta notícia