Rolling Stones: 50 anos de vida, de canções e de polémica - TVI

Rolling Stones: 50 anos de vida, de canções e de polémica

Primeiro concerto da banda britânica aconteceu exatamente há meio século

Relacionados
Hoje em dia é uma sucursal de um banco, mas há precisamente 50 anos, o número 165 em Oxford Street, no centro de Londres, recebeu aquela que viria a ser uma das mais importantes estreias na história do rock. Desta primeira formação ao vivo dos Rolling Stones que pisou o palco do Marquee Club faziam parte Mick Jagger, Keith Richards e Brian Jones, três peças fundamentais numa banda que quebrou barreiras, desafiou costumes e abriu caminho para muita da música que ouvimos desde então.

O preço da longevidade do grupo britânico?: as várias alterações no elenco de músicos que dele fizeram parte. Após a saída de Brian Jones em 1969 (guitarrista e compositor que viria a morrer tragicamente nesse mesmo ano), a segunda guitarra dos Rolling Stones ainda passou pelas mãos de Mick Taylor durante algum tempo, mas seria Ron Wood a tornar-se em definitivo no quinto membro da formação clássica da banda, juntando-se a Jagger (voz), Richards (guitarra), Charlie Watts (bateria) e Bill Wyman (baixo).

O quinteto de ouro viria mais tarde a ser reduzido oficialmente a quarteto com a saída de Wyman, em 1993.

A convivência entre músicos que começaram a banda ainda adolescentes e que hoje são quase sexagenários também não tem sido fácil. Ainda recentemente, em 2010, a autobiografia de Keith Richards confirmou as desavenças entre o enigmático guitarrista e o animal de palco chamado Mick Jagger. Richards criticou a aceitação do vocalista do título de Cavaleiro atribuído pela Rainha Isabel II e chegou mesmo a insinuar que Jagger compensava com o ego o tamanho diminuto do seu órgão sexual.

Mas falemos de música, que é isso que realmente importa nesta história. São mais de 70 discos, entre álbuns de estúdio, gravações ao vivo e compilações, que marcam as cinco décadas de vida dos Rolling Stones. Canções que marcaram e continuam a marcar gerações - basta irmos ao YouTube e depressa percebemos que temas como «(I Can't Get No) Satisfaction», «The Last Time» e «Wild Horses», êxitos das décadas de 1960 e '70, têm atualmente milhões e milhões de visualizações.

O último registo de originais, «A Bigger Bang», data já de 2005, e sete anos volvidos muito se especula sobre a possível gravação de um novo, e provavelmente derradeiro, álbum. Esta quarta-feira, Keith Richards confirmou à BBC News que os Stones começaram a ensaiar juntos, mas não revelou se das sessões nascerão novas canções.

Em dúvida estará também qualquer digressão em grande escala, porque afinal a idade não perdoa. O tempo esclarecerá todas as questões, mas por agora é certo que Jagger, Richards, Watts e Wood vão estar juntos esta quinta-feira em Londres na inauguração de uma exposição fotográfica sobre o 50º aniversário da banda. Dinossauros, avôzinhos do rock, lendas vivas da música - os Rolling Stones estão de parabéns.





Continue a ler esta notícia

Relacionados