Sudoeste: dançar é a palavra de ordem - TVI

Sudoeste: dançar é a palavra de ordem

The Chemical Brothers transformaram recinto em pista de dança gigante

Relacionados
Dançar é a palavra de ordem no festival Sudoeste. Se no dia anterior o público preferiu a veia mais electrónica de Björk, esta sexta-feira veio provar que a tribo do Sudoeste está sempre pronta para a dança. Especialmente se os cabeças-de-cartaz forem os britânicos The Chemical Brothers.

Tom Rowlands e Ed Simons conseguiram juntar um autêntico mar de gente, envolto numa nuvem de poeira, em frente ao Palco TMN. Milhares de pessoas foram atraídas por um espectáculo impressionante de luz e imagem em suporte aos maiores êxitos da carreira de 16 anos de uma das maiores duplas de big beat.

«Do It Again», «Hey Boy Hey Girl» e «Block Rockin' Beats» foram alguns dos hits que transformaram a Herdade da Casa Branca numa pista de dança gigante, à semelhança do que aconteceu em 2006 durante o concerto dos franceses Daft Punk.

Goldfrapp para novos e velhos fãs

Quem também esteve no Sudoeste há dois anos foram os Goldfrapp. No regresso a Portugal, Alison Goldfrapp e a sua banda apresentaram-se em trajes de cores claras, num registo quase hippie e na «companhia» de corvos, corujas e um par de chifres de veado.

A cantora inglesa, de vestido rosa que mostrava abundantemente as suas pernas, caminhou e dançou descalça pelo palco principal na primeira mostra do novo álbum «Seventh Tree» no nosso país.

No entanto, o público preferiu a pop electrónica pura de temas mais antigos como «Number 1» e «Strict Machine» em detrimento de músicas novas saídas de um álbum que propôs uma aproximação ao folk.

Tindersticks algo deslocados

Fora de qualquer roteiro de música electrónica, e talvez por isso com uma plateia menos numerosa no festival, estão os Tindersticks. A banda de Nottingham, Inglaterra, subiu ao palco principal por volta das 22h10 para a apresentação do novo álbum «The Hungry Saw».

A melancolia projectada na voz de Stuart Staples agarrou os fãs de sempre do grupo, mas a maioria dos festivaleiros, em busca de batidas mais mexidas, acabou por procurar outros paragens. Ao segundo dia do festival os visitantes começaram a notar, porém, que os horários das actuações são coincidentes nos vários palcos espalhados pelo recinto, obrigando à escolha entre concertos.

Em alternativa ao Palco TMN, que recebeu ainda as grandes vozes da portuguesa Rita Redshoes e da francesa Yael Naïm, o Palco Planeta Sudoeste deu a oportunidade aos festivaleiros de conhecerem o trabalho da nigeriana Nneka ou dos MCs brasileiros Cidinho e Doca, estes últimos os responsáveis pelo tema «Rap da Felicidade», que faz parte da banda-sonora do filme «Tropa de Elite».

Tanto o Kubik como o Palco Positive Vibes voltaram a contar com plateias fieis, o que confirma o sucesso dos dois espaços e volta a provar que há música para (quase) todos os gostos no Sudoeste.

Língua Portuguesa em alta no terceiro dia

Este sábado, as atenções centram-se no Palco TMN para as actuações da brasileira Vanessa da Mata e do inglês Nitin Sawhney, sem esquecer o «nosso» David Fonseca e a voz do anúncio de Verão da cerveja Super Bock, a norte-americana Brandi Carlile. Camané, Deolinda, Pontos Negros e Tiago Bettencourt são os valores nacionais a acompanhar no Palco Planeta Sudoeste.

Os horários do terceiro dia do festival Sudoeste 2008:

Palco TMN

- Melee (20h00 - 20h50)

- Brandi Carlile (21h10 - 22h00)

- David Fonseca (22h20 - 23h35)

- Vanessa da Mata (23h55 - 01h10)

- Nitin Sawhney (01h30 - 03h00)

Palco Planeta Sudoeste

- Pontos Negros (19h30 - 20h30)

- Alexia Bomtempo (20h50 - 21h50)

- Deolinda (22h10 - 23h10)

- Camané (23h30 - 00h30)

- Tiago Bettencourt (00h50 - 01h50)

Palco Positive Vibes

- Chaparro (20h45 - 21h30)

- Ziggi (22h00 - 23h30)

- Richie Spice (00h15 - 01h45)

- BigBadaBoom (02h00 - 04h00)

Kubik

- Headman

- DJ Kitten

- Discotexas

- Glam Slam Dance
Continue a ler esta notícia

Relacionados