Carminho «atrevida» lança disco de estreia (vídeo) - TVI

Carminho «atrevida» lança disco de estreia (vídeo)

Entrevista: fadista assina a composição de duas letras naquele que é um dos discos de fado mais esperados dos últimos tempos

Relacionados
«Fado», simplesmente «Fado» - é este o título do disco de estreia de Carminho. A fadista estreou-se a cantar em público com apenas 12 anos, e agora, aos 24, decidiu que esta era a altura certa para o lançamento do seu primeiro álbum.

«Esta é a altura deste disco. Antes era impossível isto acontecer porque eu não tinha ainda capacidade para fazer esse disco. O reportório não estava desenvolvido e eu não me sentia preparada. E hoje estou muito orgulhosa do que fizemos», contou Carminho ao IOL Música.

O peso da responsabilidade

Este é um dos discos de fado mais aguardados dos últimos tempos, ou não fosse Carminho considerada por muitos, entre eles Carlos do Carmo, como «a grande esperança» deste género musical.

«Claro que é bom ouvir isso, especialmente de pessoas que eu respeito e admiro. Mas logo a seguir vem a responsabilidade e vem um pequeno medo... que é bom, porque nos leva a querer fazer as coisas bem feitas e que nos dá 'pica' para não desiludirmos as pessoas que apostam em nós», explicou a fadista.

Os dois «atrevimentos» de Carminho

Do alinhamento do disco, fazem parte fados que acompanharam Carminho ao longo da sua vida, fados tradicionais com novas letras e até duas composições da autoria da própria fadista («Palavras Dadas» e «Nunca É Silêncio Vão»).

«Eu de vez em quando escrevo, mas há muita coisa que eu depois leio e não gosto. Mas estes dois fados, eu olhei e gostei. E houve assim um arriscar... "Porque não metê-las no teu disco? São tuas, são as tuas palavras". O tempo dirá se é bom ou não, mas o que é interessa é que eu tenho muito prazer em cantá-las e gosto muito delas», disse Carminho sobre estes seus dois «atrevimentos».

João Botelho assina vídeos de promoção

Produzido por Diogo Clemente, «Fados» conta com o preciosos contributo de Aldina Duarte, Fernando Tordo e João Monge, entre outros. O cineasta João Botelho é outro dos convidados especiais, uma vez que realizou uma série de videoclips de promoção ao disco.

«Eu entreguei-me à criatividade do João Botelho, porque ele é, de facto, um grande profissional, um grande artista. E foi um enorme prazer trabalhar com ele.»

Vê aqui o vídeo da entrevista com Carminho:



Os videoclips realizados por João Botelho:



Continue a ler esta notícia

Relacionados