«Seasons»: um ano na vida de David Fonseca - TVI

«Seasons»: um ano na vida de David Fonseca

  • João Silva
  • Manuel Lino (imagem) e Luís Silva (edição de imagem)
  • 21 mar 2012, 02:33

Músico falou sobre as canções festivas de «Rising», o primeiro capítulo do seu novo projeto

Relacionados
21 de março - o primeiro dia de primavera e a data de lançamento do novo disco de David Fonseca. Desta vez, o músico quis fugir ao convencional e «Seasons» foi um projeto criado de forma especial.

«A ideia era muito simples: fazer um disco que abordasse fragmentos dos meus dias durante um ano», explicou David Fonseca em entrevista ao IOL Música.

«À medida que ia escrevendo as canções, ia escrevendo o alinhamento do disco de forma cronológica (...) portanto, eu não decidi quase nada, é um disco muito mais descontrolado desse ponto de vista e talvez seja por isso que vai até tantos extremos diferentes, mais do que é normal noutros discos meus», contou o músico.

As canções começaram a ser escritas há precisamente um ano e chegam às lojas em duas fases distintas: agora através de «Rising» e a 21 de setembro com «Falling». Dois discos ligados às diferentes estações do ano mas não só.

«Mais do que isso, influenciou por exemplo o facto de nos primeiros seis meses de escrita eu ter estado sempre em digressão. E no segundo disco, no Outono/Inverno, eu estive sempre em casa», recordou David Fonseca.

«E durante esses [últimos] seis meses, o disco foi feito de um ponto de vista radicalmente diferente e as minhas vivências também eram completamente diferentes, talvez mais contemplativas, de uma auto-análise maior. Enquanto que as outras são muito mais festivas, têm a ver com uma posição na vida mais deambulante.»

Rui Maia dos X-Wife, Hélder Gonçalves dos Clã e Catarina Salinas dos Best Youth são alguns dos convidados especiais deste primeiro capítulo do projeto.

O primeiro concerto de apresentação das novas canções acontece a 3 de abril no TMN ao Vivo, em Lisboa, e a digressão completa pelo país acontecerá ao longo do ano.

Com a prova de fogo dos coliseus de Lisboa e do Porto já superada na promoção dos discos anteriores, será o Pavilhão Atlântico o próximo palco a conquistar por David Fonseca?

«Eu já toquei no Atlântico com os Silence 4 e foi muito divertido, mas eu identifico-me muito mais com um sítio como o Coliseu [de Lisboa]. Sinto muito mais apelo num sítio onde eu consiga ver as pessoas e onde eu consiga envolvê-las mais no espetáculo que estamos a fazer», afirmou o cantautor de Leiria, que está longe de ser um dos interessados em comprar o pavilhão multiusos numa altura em que este se encontra à venda.

«Se eu não comprei o estádio de Leiria, também não vou comprar o Pavilhão Atlântico», brincou.

Os próximos concertos de David Fonseca:

3 de abril - TMN Ao Vivo, Lisboa

4 de abril - Theatrix, Coimbra

5 de abril - Hard Club, Porto
Continue a ler esta notícia

Relacionados