Optimus Alive 2011 arranca com Coldplay coloridos - TVI

Optimus Alive 2011 arranca com Coldplay coloridos

Concerto com fogo-de-artifício, lasers e canções novas juntou em frente do palco principal a grande maioria das mais de 50 mil pessoas que esgotaram a lotação do recinto

Relacionados
Principais responsáveis pela imensa romaria de mais de 50 mil pessoas até ao Passeio Marítimo de Algés, nesta quarta-feira, os Coldplay apresentaram-se no Optimus Alive'11 com a pompa e circunstância que mereceram ao esgotar a lotação do recinto neste primeiro dia do festival.

Com fogo-de-artifício e lasers logo a abrir, a colorida actuação da banda inglesa arrancou com novidades - a pequena intro «MX» e «Hurts Like Heaven», temas a incluir no novo álbum com edição prevista para o final do ano.

Foi com entusiasmo que os fãs receberam «Yellow», um dos primeiros grandes êxitos do grupo e o primeiro grande teste à afinação das milhares de vozes que fizeram questão de acompanhar o vocalista Chris Martin.

Entre canções novas («Major Minus», «Us Against The World»), baladas guiadas pelo piano de Martin («The Scientist») e um «God Put A Smile Upon Your Face» com novos arranjos, os Coldplay foram equilibrando o alinhamento sem gastar demasiados trunfos demasiado cedo.

«Viva La Vida», tema que em 2008 atirou os Coldplay para voos ainda mais altos, foi um dos momentos da noite. Canção entoada em uníssono e a comunhão entre os quatro músicos e a multidão de milhares e milhares de fãs dificilmente poderia funcionar melhor.

Certeiro foi também o encore de três temas, com a passagem quase obrigatória por «Clocks» e «Fix You», deixando para último uma música que claramente já cresceu no ouvido dos fãs dos Coldplay. O tema título do novo EP, «Every Teardrop is a Waterfall», tem conquistado com o ritmo emprestado a «I Go To Rio», de 1976, e recebeu o selo de aprovação do público português.

Feitas as despedidas, a debandada foi geral e o mar de gente foi lentamente deixando o recinto do festival. Se durante o concerto dos Coldplay os restantes palcos ficaram quase às moscas, no final a maioria dos festivaleiros decidiu mesmo rumar a casa (a semana de trabalho assim o obriga).

Alinhamento do concerto:

1. MX

2. Hurts Like Heaven

3. Yellow

4. In My Place

5. Major Minus

6. Lost!

7. The Scientist

8. Shiver

9. Violet Hill

10. God Put A Smile Upon Your Face

11. Everything's Not Lost

12. Us Against the World

13. Politik

14. Viva La Vida

15. Charlie Brown

16. Life Is For Living

Encore

17. Clocks

18. Fix You

19. Every Teardrop is a Waterfall

Blondie para recordar os clássicos

Neste primeiro dia de Alive'11, o Palco Optimus recebeu também os Blondie, lenda viva da cena new wave dos anos 1970. A banda de Debbie Harry acaba de lançar um novo álbum de originais, o nono em 35 anos de discos, mas o concerto em Portugal acabou por valer mais pela recordação de clássicos como «Heart of Glass» e «Rapture», recebidos de sorriso aberto pela franja da plateia mais saudosista (ou com mais anos nas pernas, como preferirem).

Debbie, que deu nas vistas em palco pela indumentária multicolor, deu também voz à conhecida «Maria», êxito dos Blondie em 1999, e à versão de «Fight for Your Right», dos Beastie Boys.

Pouco memoráveis foram as passagens dos Twilight Singers, de Greg Dulli, e dos Grouplove pelo palco principal. Não por falta de empenho, mas simplesmente porque ficou no ar a sensação de que o Palco Super Bock teria sido um território bem mais ajustado para as duas bandas.

Xutos vão contar com Zé Pedro

Esta quinta-feira o Palco Optimus recebe os Foo Fighters, Iggy & The Stooges, My Chemical Romance, Jimmy Eat World e os Xutos & Pontapés. Segundo a agência Lusa, o concerto da banda portuguesa deverá contar com a participação do guitarrista Zé Pedro, recentemente sujeito a um transplante de fígado.

Os horários das actuações:

- Foo Fighters (00h25)

- Iggy & The Stooges (22h45)

- Xutos & Pontapés (21h20)

- My Chemical Romance (19h45)

- Jimmy Eat World (18h30)
Continue a ler esta notícia

Relacionados