Optimus Discos disponibiliza quatro novos EPs - TVI

Optimus Discos disponibiliza quatro novos EPs

Dealema (Foto: MySpace)

Dealema, Fitacola, Johnwaynes e Frankie Chavez marcam a quarta série do projecto

Dealema, Fitacola, Johnwaynes e Frankie Chavez assinalam a quarta série Optimus Discos. O projecto volta assim a reforçar a aposta em músicos nacionais com o lançamento de quatro novos EPs.

A partir desta quarta-feira e de forma totalmente gratuita, estarão disponíveis no site da Optimus Discos os quatro álbuns para ouvir ou descarregar integralmente. Estará ainda associada uma ficha técnica e algumas notas biográficas a cada um dos Eps, que estarão também à venda em formato físico nas lojas FNAC por 4,90 euros.

A selecção dos músicos partiu de Henrique Amaro, director artístico do projecto.

Conhece os músicos:

Os Dealema são uma banda de hip-hop que nasceu em Portugal em 1996. Desde então que apelam ao poder da reflexão, projectando a sua própria realidade sem se conformarem com aquela que chega até eles. A banda, formada por músicos de Gaia e do Porto, conta já com dois discos editados: «Dealema» (2003) e «V Império» (2008). Agora, o grupo apresenta «Arte De Viver», que funciona como uma espécie de elogio à vida.

O projecto Fitacola nasceu em Coimbra no ano de 2003. Dois anos depois, a banda de punk/rock estava a lançar o primeiro EP, «Rebobina e Pensa!». As músicas, que contam sempre com um toque de rebeldia, reflectem bem uma atitude inconformista perante a vida. Depois de editar o primeiro álbum, «Mundo Ideal», em 2008, a banda passou a dedicar-se à preparação de um novo projecto. E eis que surge, finalmente, o EP «Outros Dias», inserido na iniciativa Optimus Discos. Kalú, dos Xutos & Pontapés, e Fernando Badaui, dos CPM 22, são os convidados especiais do EP, que irá resultar num álbum intitulado «Caminhos Secretos».

Os Jonhwaynes apresentam-se sob o princípio «produzir, promover e tocar música com substância». A música da dupla, que já correu mundo, caracteriza-se por uma enorme diversidade que vai desde o simples e minimalista acid-house até ao cariz mais clássico do house, com desvios para o disco-funk e para o boogie. Este ano, os Johnwaynes apresentam «What Is All About».

Frankie Chavez começou a tocar guitarra com apenas nove anos e hoje diz que o faz como se estivesse a «visitar a alma». Inicialmente, o músico apresentava temas instrumentais, mas rapidamente sentiu necessidade de acompanhar o que a guitarra «dizia». E é precisamente de guitarra em punho que nos apresenta um blues/folk composto por ambientes limpos, mas também crus e psicadélicos. Este primeiro EP é o reflexo das influências musicais das suas viagens.
Continue a ler esta notícia