Sérgio Godinho inspira exposição de 40 ilustrações - TVI

Sérgio Godinho inspira exposição de 40 ilustrações

Sérgio Godinho (LUSA)

Artistas portugueses reuniram trabalhos com base nas canções criadas pelo cantautor que celebra quatro décadas de carreira

Relacionados
As 40 ilustrações que 40 artistas portugueses fizeram a partir de letras do músico Sérgio Godinho deram origem a um livro e a uma exposição que abre no Porto, no sábado, escreve a agência Lusa.

«Sérgio Godinho e as 40 ilustrações» vai estar em exposição na galeria Mundo Fantasma, no ShoppingCenter Brasília, e a abertura, marcada para as 17h00 horas, deverá contar com a presença do músico.

A exposição das impressões em fine art manter-se-á até ao dia 8 de abril, dando depois lugar a uma exposição do luso-descendente Cyril Pedrosa, desenhador e animador, que ganhou o prémio de BD da FNAC de 2012, com o álbum «Portugal».

O livro que deu origem à mostra, feito para assinalar os 40 anos de carreira do músico, é uma parceria entre este, que escolheu as canções, e João Paulo Cotrim, editor da Abysmo, que selecionou os 40 ilustradores e artistas convidados a dar corpo em desenho às letras do compositor.

Sérgio Godinho selecionou canções de todo o percurso, de «Os Sobreviventes» (1971) a «Mútuo Consentimento» (2011), enquanto João Paulo Cotrim escolheu ilustradores e designers de várias gerações, mais ou menos próximas do universo do músico português.

Estão lá «Lisboa que amanhece», «Etelvina», «Balada da Rita», «Arranja-me um emprego», «Com um brilhozinho nos olhos», «O elixir da eterna juventude», «Em dias consecutivos» e também «Sopro do coração», que Sérgio Godinho escreveu para os Clã.

José Brandão, João Lucas ou Jorge Colombo, que já tinham trabalhado com Sérgio Godinho na vertente gráfica dos discos, foram escolhidos ao lado de João Fazenda, Susa Monteiro, João Maio Pinto ou André Carrilho, que se aproximam agora da obra do autor.

Há muitos ilustradores do universo infanto-juvenil, como Madalena Matoso, Afonso Cruz e Teresa Lima, da banda desenhada, como Susa Monteiro, João Maio Pinto, Filipe Abranches e Miguel Rocha, do design gráfico, como Henrique Cayatte, e do cartoon e desenho editorial, como André Carrilho, João Fazenda e Jorge Colombo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados