Joan As Police Woman cantou Jimi Hendrix e Britney Spears - TVI

Joan As Police Woman cantou Jimi Hendrix e Britney Spears

  • João Silva
  • Luís Silva (vídeo) e Carlos Pratas (fotos)
  • 16 out 2009, 04:31

Fotos e vídeo: cantautora norte-americana apresentou novo disco «Cover» na discoteca Lux, em Lisboa

A discoteca Lux, em Lisboa, recebeu esta quinta-feira o primeiro de três concertos que marcam o regresso a Portugal de Joan As Police Woman.

«Interpretation Domination» é o nome da digressão que apresenta vários dos temas do novo trabalho de Joan Wasser - um álbum de versões, de seu nome «Cover», e que é vendido exclusivamente nas salas de concertos onde a norte-americana actua. Uma iniciativa «muito old school», como a própria Joan apelidou.

Entre versões mais introspectivas e outras mais perto do rock (e também umas melhor conseguidas que outras), Joan e o multi-instrumentalista Timo Ellis interpretaram clássicos de David Bowie e Jimi Hendrix, temas de rappers como os Public Enemy e T.I., e até uma improvável canção de Britney Spears.

A cantautora norte-americana, que em tempos foi namorada do falecido Jeff Buckley, subiu ao palco com um espampanante vestido de alças prateado e cabelo cuidadosamente despenteado. Dedicou o primeiro tema a Freddie Mercury, dos Queen, lançando-se no piano com «Ringleader Man», um original do rapper T-Pain.

Vídeo:



O público revelou estar atento à carreira de Joan e recebeu bem as versões transportadas para o habitual registo da cantora. Entre as teclas e a guitarra eléctrica, com mais ou menos distorção, Joan libertou a sua voz, poderosa q.b., através de covers e não só. «To Be Loved» e «Save Me» foram resgatados aos dois álbuns de originais editados em 2006 e 2008.

A dupla nem sempre deu conta de todos os instrumentos necessários e contou com a ajuda de um leitor de cassetes de quatro pistas com ritmos de bateria gravados para quando Timo assumia as funções de baixista ou guitarrista. «Vivemos no passado», brincou Joan.

Do passado veio «Fire», de Jimi Hendrix, obviamente sem a mesma energia do virtuoso da guitarra, mas interpretada com uma voz carregada de soul.

Mais recente é «Overprotected», que em 2001 chegou a ser nomeada para um Grammy. Fez parte do terceiro álbum de Britney Spears, mas dificilmente seria reconhecido como um tema dance-pop na versão despida, e à guitarra, que Joan apresentou.

Fotos:



Também houve tempo para novas canções e a norte-americana brindou os fãs com três: «Flash», «Nervous» e «The Human Condition».

Enfrentando alguns problemas de som no final, Joan As Police Woman fechou o concerto com dois momentos intimistas. «The Start of My Heart» foi um dos singles do segundo disco «To Survive» e um dos temas preferidos da plateia. Um muito sentido «Keeper of the Flame», de Nina Simone, com Timo na guitarra acústica, deu por encerrada uma actuação de cerca de 75 minutos.

Esta sexta-feira, Joan As Police Woman actua no Centro Cultural de Redondo, em Évora, seguindo depois no sábado para o Porto, para um espectáculo na Casa da Música.

Alinhamento do concerto:

1. Ringleader Man (T-Pain)

2. To Be Loved

3. Whatever You Like (T.I.)

4. Baby (Iggy Pop)

5. Save Me

6. Feed The Light

7. Sweet Thing (David Bowie)

8. Flash

9. The Ride

10. Fire (Jimi Hendrix)

11. Nervous

12. Overprotected (Britney Spears)

13. She Watch Channel Zero (Public Enemy)

14. Sacred Trickster (Sonic Youth)

Encore

15. The Human Condition

16. The Start of My Heart

17. Keeper of the Flame (Nina Simone)
Continue a ler esta notícia