Maria João Pires condecorada pelos Reis de Espanha - TVI

Maria João Pires condecorada pelos Reis de Espanha

Manoel de Oliveira recebe Medalha de Ouro das Bellas Artes 2007

Pianista não esteve presente na cerimónia

Relacionados
Os Reis de Espanha condecoraram esta quarta-feira na Corunha, com a Medalha de Ouro das Belas Artes, Manoel de Oliveira e Maria João Pires, embora a pianista não tenha comparecido na cerimónia «por impedimentos profissionais», escreve a Lusa

O mesmo aconteceu com outros dois dos premiados, o maestro Daniel Baremboim e a cantora de ópera italiana Cecília Bartoli.

«Estas medalhas serão entregues aos galardoados, individualmente, logo que seja possível», disse fonte da Casa Real espanhola.

Maria João Pires, nascida em 1944, em Lisboa, aprendeu muito cedo a tocar piano, tendo dado o seu primeiro concerto aos cindo anos.

É hoje considerada como uma intérprete de excepção de Beethoven, Schumann, Schubert, Brahms, Chopin e muitos outros compositores dos períodos clássico e romântico, sendo as suas gravações da obra integral para piano de Mozart como uma referência mundial.

Estas condecorações, que são atribuídas anualmente pelo Ministério da Cultura de Espanha, visam distinguir as pessoas e entidades que se destacaram no campo da criação artística e cultural, que tenham prestado serviços notórios no desenvolvimento e difusão da arte e da cultura ou na conservação do património artístico.
Continue a ler esta notícia

Relacionados