Sex Pistols já estão em Portugal - TVI

Sex Pistols já estão em Portugal

Sex Pistols

Banda hospedou-se em hotel «secreto»

Relacionados
O 16º Festival de Paredes de Coura começa quinta-feira com a estreia em Portugal da mais famosa banda do movimento punk do final dos anos 70, os Sex Pistols, que lideram um cartaz com 38 concertos.

João Carvalho, da produtora Ritmos, que desde 1993 organiza ininterruptamente o mais antigo festival anual português de música ao ar livre, disse à Lusa que os Sex Pistols chegaram quarta-feira a Portugal, estando alojados no Porto, num hotel que nem a organização sabe qual é.

«Nem nós sabemos onde eles estão. A banda exigiu que fossem eles mesmos a marcar o hotel», referiu João Carvalho.

Johnny Rotten, Steve Jones, Paul Cook e Glen Matlock (no lugar de Sid Vicious) estreiam-se em Portugal depois de terem decidido reunir-se, em Novembro passado, para celebrar os 30 anos do álbum «Never mind the bollocks, here's the Sex Pistols».

O álbum, o único de estúdio, foi editado em Outubro de 1977 e inclui os temas «Anarchy in the UK» e «God Save the Queen».

Considerada uma das bandas precursoras do movimento punk no Reino Unido, os Sex Pistols surgiram em Londres em 1975 em reacção ao rock progressivo.

O grupo separou-se em 1978, depois de uma digressão pelos Estados Unidos, mas em apenas três anos revolucionou o panorama musical londrino, com uma atitude que abalou os costumes da época e actuações violentas, «incendiárias».

Já sem Sid Vicious, que morreu vítima de uma «overdose» de droga, a banda voltou a juntar-se em 1996, em 2003 e em finais de 2007.

O concerto dos Sex Pistols em Paredes de Coura está previsto para as 00:30, depois das actuações dos Mando Diao, BellRays, X-Wife e Bunnyranch.

Primal Scream, Editors, Sounds, Rakes e Two Gallants vão actuar no segundo dia do festival, sexta-feira.

No terceiro dia, será a vez de Mars Volta, dEUS, Wraygunn, Teenagers e Spiritual Front.

O festival termina domingo com Thievery Corporation, Lemmonheads, Biffy Clyro, Tributo a Joy Division, Au Revoir Simone e Ra Ra Riot.

Além do palco principal, estão programadas 17 actuações de grupos e DJ's nos palcos Jazz na Relva, Ibero Sounds Fanta Play On e Burn After-Hours.

João Carvalho escusou-se a adiantar previsões sobre número de espectadores, afirmando apenas que a procura de bilhetes tem sido superior à do ano passado.

«A grande surpresa é a quantidade de gente que veio acampar. Pensávamos que este ano haveria mais gente a regressar no próprio dia. Já estão esgotados os quatro mil lugares de campismo que tínhamos preparado, pelo que tivemos de arranjar mais dois espaços, que têm capacidade para mais cinco mil a seis mil tendas», referiu.

O organizador destacou também a participação espanhola, superior à esperada, atendendo ao grande número de festivais que há este ano em Espanha.
Continue a ler esta notícia

Relacionados