«George Bush disse-me que a Guerra do Iraque foi um erro» - TVI

«George Bush disse-me que a Guerra do Iraque foi um erro»

Tony Bennett (Reuters)

Tony Bennett afirmou que o ex-presidente dos EUA confessou estar arrependido, mas Bush já desmentiu o cantor

Relacionados
Tony Bennett tem sido criticado nos últimos dias depois de algumas afirmações polémicas durante a sua participação no programa de rádio de Howard Stern.

O cantor de 85 anos contou que em 2005, o então presidente dos EUA, George Bush, confessou-lhe que achava ter cometido «um erro» ao invadir o Iraque.

«Ele disse-me que pessoalmente achava que tinha cometido um erro», afirmou Bennett.

Em reposta, o porta-voz do antigo presidente norte-americano desmentiu à NBC News as afirmações do cantor: «O presidente Bush nunca disse tal coisa a Tony Bennett ou a qualquer outra pessoa».

No programa de Howard Stern, Bennett falou ainda sobre o 11 de Setembro de 2001, culpando a política externa dos EUA pelos atentados.

«Quem são os terroristas? Somos nós ou são eles? Eles pilotaram os aviões, mas nós causámos tudo isso, porque andávamos a bombardeá-los e eles pediram para que parássemos», disse, criticando a intervenção militar norte-americana no Médio Oriente antes dos atentados.

Bennett, que lançou esta semana o novo disco, «Duets II», foi imediatamente alvo de acusações de falta de patriotismo depois de tais afirmações, o que o obrigou a um pedido de desculpas oficial.

«Peço desculpa se as minhas afirmações sugeriram outra coisa senão o amor que tenho pelo meu país e a minha esperança e desejo pela paz em todo o mundo», escreveu no Facebook.

Continue a ler esta notícia

Relacionados