Não feche os miúdos em casa - TVI

Não feche os miúdos em casa

  • Portugal Diário
  • 19 dez 2006, 23:08
Crianças [arquivo]

Dezembro, mês de festas e férias para crianças. Que fazer? Como ocupar os mais pequenos? PDiário deixa-lhe algumas sugestões para eles e não só

A Quinta Pedagógica dos Olivais e o Parque Florestal do Monsanto, em Lisboa, vão receber durante todo o mês de Dezembro, peças de teatro e actividades alusivas ao Natal destinadas aos mais novos.

Também por Lisboa, o Jardim Zoológico preparou férias na companhia dos animais. As crianças vão poder conhecer quem trata dos bichos e conhecer os bastidores do zoo. O Oceanário apresenta visitas únicas com passeios pelo lado escondido dos aquários. Em ambos os casos as iniciativas começam às 09:00 da manhã e duram até às 18:00 da tarde.

Mais a Sul, em Vila do Bispo, a autarquia organizou actividades para os mais pequenos. «É Natal na Biblioteca», «Ciclos de Cinema» e «Natal Desportivo» são algumas das propostas. As iniciativas decorrem entre 18 e 29 de Dezembro e destinam-se a crianças e jovens dos 4 aos 16 anos.

Rumo ao Norte, a Fundação de Serralves no Porto, também tem um programa especial de Natal para os mais novos. Entre 18 e 29 de Dezembro, entre as 09:30 e as 17:00, a fundação convida os pequenos para umas férias diferentes e divertidas. As actividades dividem-se entre o Museu, o Parque e a Quinta.

O Visionarium, no Centro de Ciência do Europarque, em Santa Maria da Feira, também vai realizar «oficinas» dedicadas à ciência. Entre os dias 20 e 22 de Dezembro, as Oficinas de Natal são para os mais pequeninos, com idades entre os 6 e os 9 anos, e na semana seguinte, de 27 a 29 de Dezembro, as mesmas temáticas vão ter uma abordagem mais adulta, para miúdos entre os 10 e 12 anos.

Sair em família

E porque não aproveitar este Natal para ver um musical? «A Música no Coração» está de terça-feira a domingo no Teatro Politeama, em Lisboa.

Nos dias 21 e 22, o Centro Cultural de Belém, em Lisboa, recebe a «Grande fantasia de Natal». Um espectáculo que para além de despertar nas crianças o gosto pela música e pelas artes do palco, também pretende angariar fundos para o Museu da Crianças, para a «Associação de Ajuda ao Recém-nascido» e a para a «Casa do Artista».

De 17 de Dezembro a 1 de Janeiro, no Coliseu do Porto, há circo para todos. Palhaços, malabaristas e domadores, num espectáculo que nunca perde emoção e magia.

Sugestões para o cinema

E para quem prefere o grande ecrã, este Natal há vários filmes para «todos juntos» se sentarem no escuro do cinema.

Esta semana estreou «Artur e os Minimeus», de Luc Besson. Há também o filme «Happy Feet», onde pequenos e grandes pinguins animados se divertem no gelo. Para adolescentes que gostam de moda, «O Diabo Veste Prada» é uma boa escolha. E quem procura gargalhadas versus polémica «Borat» é a solução.
Continue a ler esta notícia