Sindicatos bancários querem aumento de 3,8% - TVI

Sindicatos bancários querem aumento de 3,8%

Bancos

As negociações para os aumentos salariais dos bancários em 2007 vão arrancar em breve e os sindicatos começam a mobilizar-se, fixando o valor das suas reivindicações.

Relacionados
O Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas (SBSI), o maior do sector, vai pedir, junto dos banqueiros, um aumento salarial de 3,8% para o próximo ano.

O montante cita o «Diário de Notícias», foi aprovado na última reunião do Conselho Geral daquele sindicato e foi confirmado pelo seu presidente, Delmiro Carreira.

O valor agora apontado pelo SBSI vai à mesa das negociações com o grupo negociador da Associação Portuguesa de Bancos (APB), no final deste mês ou princípio de Dezembro, como adiantou ainda Delmiro Carreira.

O valor que foi negociado e acordado entre os sindicatos e o grupo negociador da banca para este ano tinha sido de 2,5%.

A direcção do SBSI justificou a proposta de reivindicação de aumento salarial com três dados: o crescimento esperado do PIB de 1,8% para o próximo ano, uma inflação esperada de 2,6% e a «alta produtividade do trabalho no sector bancários» como se pode ler na revista do SBSI, O Bancário. «A reforçar a nossa fundamentação, temos agora os resultados da banca, recentemente publicados, o que demonstram que esta suporta perfeitamente e sem impacto nas suas contas um aumento salarial como o apresentado», diz o mesmo artigo, citando declarações de Paulo Alexandre, membro da direcção do SBSI.

Este sindicalista refere-se, em concreto, aos lucros dos quatro maiores bancos privados nos primeiros nove meses deste ano, que subiram cerca de 20%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados