Apenas 3% das pessoas recicla telemóveis - TVI

Apenas 3% das pessoas recicla telemóveis

Nokia_5140

Grande maioria desconhece a possibilidade

Relacionados
Apenas 3% das pessoas reciclam os seus telemóveis velhos, revela um estudo da Nokia.

Pior do que isso, 75% das pessoas inquiridas admitiram que nem sequer pensam nessa hipótese e 50% afirmaram mesmo desconhecer de todo que isso fosse possível.

O estudo baseia-se em 6.500 entrevistas em 13 países (Finlândia, Alemanha, Itália, Rússia, Suécia, Reino Unido, Emiratos Árabes Unidos, EUA, Nigéria, Índia, China, Indonésia e Brasil).

«Este estudo tornou claro que, quando os aparelhos chegam ao final da sua vida, muito poucos são reciclados», disse o director de questões ambientais da Nokia, Markus Terho, acrescentando que «muitas pessoas desconhecem simplesmente que estes aparelhos velhos e inúteis, fechados em gavetas podem ser reciclados ou como isso pode ser feito».

Por isso, a marca está a apostar na informação e nos programas de retoma. «Se cada uma dos três mil milhões de pessoas que têm telemóvel devolvesse um aparelho, isso pouparia 240 mil toneladas de matérias-primas e permitiria uma redução da emissão de gases com efeito estufa equivalente à retirada de quatro milhões de automóveis das estradas», acrescentou o responsável.

Cada pessoa já teve em média 5 telemóveis

O estudo conclui ainda que cada pessoa teve já, em média cinco telemóveis. Se apenas 3% das pessoas reciclam os antigos aparelhos, a verdade é que eles também não estão a ser deitados para o lixo. Esses são uma minoria (apenas 4%), quando comparados com a percentagem de telemóveis que as pessoas guardam em casa, apesar de já não usarem: 44%.

Há ainda uma parte das pessoas que passa os seus telemóveis antigos a amigos e familiares para que estes os usem, e cerca de 16% que vendem os seus aparelhos reformados nos mercados emergentes.

«Usando as melhores práticas de reciclagem, virtualmente nada é desperdiçado. Entre 65 e 80% de um aparelho Nokia pode ser reciclado. Os plásticos que não podem ser reciclados são queimados para fornecerem energia para o próprio processo de reciclagem, e os outros materiais são usados para fazer chips ou usados como materiais de construção ou para construir estradas».

A Nokia tem pontos de recolha de telemóveis usados em 85 países à volta do Mundo. Quem quiser contribuir, pode deixar o seu velho telemóvel numa loja Nokia ou nos quase 5 mil centros de assistência técnica.
Continue a ler esta notícia

Relacionados