Último troço da CRIL adjudicado em Novembro - TVI

Último troço da CRIL adjudicado em Novembro

  • Portugal Diário
  • 10 out 2007, 13:10

Garantia dada por José Sócrates, que inaugurou último troço do Eixo Norte-Sul

O primeiro-ministro, José Sócrates, informou nesta quarta-feira que o último troço da CRIL (Buraca-Pontinha) vai ser adjudicado em Novembro, informa a agência Lusa.

Acrescentou que esta obra, juntamente com a conclusão dos IC (Itinerário Complementar) 16 e 30 e o alargamento do IC 19 são as «quatro prioridades» do Governo nas acessibilidades à Área Metropolitana de Lisboa, a executar até 2010.

José Sócrates considerou ser «verdadeiramente chocante para não dizer escandaloso» a demora da construção do último troço do eixo Norte-Sul, por se tratar de uma infra-estrutura em rede que ao ter sido deixada a meio prejudicou populações, desaproveitou sinergias e causou grandes prejuízos económicos.

Este anúncio foi feito na inauguração do último troço do Eixo Norte-Sul, que custou 25 milhões de euros, a que acrescem os custos com expropriações, suportados pela Câmara Municipal de Lisboa. A obra inaugurada permite retirar 22.500 viaturas de Lisboa por dia na área da Segunda Circular a que acrescem 13.500 desviadas da zona Norte e Oeste.

Este desvio de trânsito vai permitir uma redução de emissão de dióxido de carbono (CO2) de 122.000 toneladas por dia, o que representa a tirada de 8.000 veículos de circulação por dia. Ao nível de impactos directos a inauguração deste troço representa ainda a diminuição de 10.000 quilómetros percorridos por dia.

Também o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, sublinhou a importância da conclusão do eixo Norte-Sul, alertando porém para o possível «efeito perverso» que a obra poderá ter, uma vez que pode descongestionar a Segunda Circular mas «a longo prazo» trazer mais trânsito para o interior da cidade e provocar novos congestionamentos.

Defendeu ainda a importância da criação da Autoridade Metropolitana de Transportes, sublinhando ter merecido o voto contra na última reunião da Junta Metropolitana de Lisboa. A este respeito, José Sócrates manifestou a disponibilidade do Governo em encetar «negociações com os autarcas», uma vez que considera esta autoridade de transportes «essencial» para a Área Metropolitana de Lisboa.

Autarcas satisfeitos

Os presidentes das câmaras de Odivelas e Loures consideraram a inauguração do último troço do eixo Norte-Sul de «extrema importância» para os dois concelhos e para toda a Área Metropolitana de Lisboa.

Para a presidente da Câmara de Odivelas, Susana Amador, a inauguração daquela via poderá «retirar da Calçada de Carriche 20.000 viaturas por dia», o que permitirá uma «maior fluidez e maior escoamento de trânsito no concelho» conferindo a Odivelas «uma maior centralidade».

Para o presidente da Câmara de Loures, Carlos Teixeira, a conclusão do eixo Norte-Sul permite melhorar «o inferno diário de quem atravessa a Calçada de Carriche» além de «completar» a rede acessibilidades a Loures.

Também o presidente da Junta de Freguesia do Lumiar, Nuno Roque, sublinhou a importância da obra hoje concluída, por ser «estruturante» para as freguesias do Lumiar, Ameixoeira e Charneca do Lumiar.
Continue a ler esta notícia