Maré negra: BP abre fundo de 20 mil milhões de dólares para indemnizações - TVI

Maré negra: BP abre fundo de 20 mil milhões de dólares para indemnizações

EPA

Obama diz que se este montante não chegar será reavaliado

Relacionados
A BP depositar 20 mil milhões de dólares (16 mil milhões de euros) num fundo para indemnizar os afectados pela maré negra no Golfo do México, provocada após a explosão de uma plataforma de extracção de petróleo. Contudo, este montante poderá não ficar por aqui.

O presidente dos EUA, Barack Obama, que se reuniu esta quarta-feira com o presidente da empresa, Carl-Henric Svanberg, disse depois do encontro que o valor anunciado poderá não ser o limite, já que, acima de tudo estão os interesses atingidos, entre eles muitos pescadores da região.

«As pessoas do Golfo contam com o meu compromisso que a BP irá cumprir as suas obrigações para com eles», garantiu Obama.

O chefe de Estado norte-americano disse que o fundo não irá ser administrado pela petrolífera, mas por uma entidade independente.

De acordo com a CNN, à frente da gestão deste processo estará o procurador Kenneth Feinberg, que já exerceu funções semelhantes junto das vítimas dos ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001, em Nova Iorque.
Continue a ler esta notícia

Relacionados