Sudoeste: reforço dos meios de socorro - TVI

Sudoeste: reforço dos meios de socorro

  • Portugal Diário
  • 4 ago 2007, 17:22

E vigilância nas praias. Devido ao festival de música

O Festival Sudoeste, que termina domingo na Zambujeira do Mar (Odemira), está a implicar um reforço de vigilância na zona, com mais meios de socorro nas praias e no canal de água junto ao recinto, escreve a Lusa.

Tanto as praias como o canal de rega são muito procurados, em cada edição do Sudoeste, pelos milhares de «festivaleiros», que aproveitam para se refrescar durante o dia, enquanto aguardam pelos concertos, que acontecem à noite.

Em declarações à agência Lusa, o tenente Nuno Leitão, porta-voz do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), explicou hoje que, desde o arranque do festival, quinta-feira, «foram reforçados os meios que, normalmente, já estão atribuídos à Capitania de Sines».

«No âmbito do festival, colocámos três motas de salvamento marítimo em três praias. Uma está na praia da Zambujeira, outra na dos Alteirinhos e a última no Carvalhal», disse.

Em cada uma dessas praias, acrescentou o tenente, foi colocada também uma viatura todo-o-terreno «sea master» (destinada à vigilância e ao salvamento marítimo), estando outro veículo do género adstrito à zona do canal de água, que conta também com uma moto-quatro de salvamento.

Este dispositivo conta ainda com seis nadadores-salvadores e dois mergulhadores do ISN.

«Nestes dias do festival, já registámos algumas pessoas com escoriações, principalmente no canal, mas não houve nada de mais grave. O reforço dos meios é necessário porque há riscos, nomeadamente quando as pessoas ingerem algum álcool a mais», justificou.

Além do ISN, também a Resgate - Associação de Nadadores Salvadores do Litoral Alentejano reforçou os meios na zona da Zambujeira, no âmbito de um protocolo anual com o município para a salvaguarda da segurança nas praias.

O coordenador da associação, António Mestre, explicou hoje à Lusa que esse reforço de vigilância abrange as praias da Zambujeira e dos Alteirinhos, assim como o canal de água.

«Logo na quarta-feira, um dia antes do festival começar, aumentámos de dois para três os nadadores salvadores presentes na praia da Zambujeira do Mar, os quais, desde quinta-feira, passaram a ser seis», adiantou.

A vigilância nessa praia, segundo António Mestre, é ainda apoiada por quatro jovens que concluíram o programa Nadador Salvador Júnior, promovido, desde há três anos, pela Resgate.

A probabilidade de ocorrerem acidentes nesta altura aumenta «bastante» na praia mais frequentada, referiu, embora garantindo que as acções de prevenção realizadas têm evitado «problemas» e a necessidade de salvamentos.
Continue a ler esta notícia