Oito em cada dez portugueses que utiliza Internet já fez compras on-line. Segundo um questionário realizado a nível europeu pela Nielsen, este valor mostra que Portugal continua nos últimos lugares neste tópico, entre os países europeus, onde a Alemanha (com 97 por cento), o Reino Unido (97%) e a Áustria (86) ocupam as três primeiras posições.
Quanto à frequência, 34% refere que fez compras no último mês, 22% entre um e três meses, e 43% compraram há mais de três meses.
Por outro lado, um em cada cinco portugueses afirmou que a publicidade on-line influenciou a escolha do seu site, um dado que a Nielsen destaca ser quase duas vezes superior à média europeia (que se situa nos 11%).
«Se ainda somos dos países com menor percentagem de consumidores a comprarem online, já temos, no entanto, enraizado o hábito de pesquisar informação sobre produtos que queremos comprar. Com efeito, sete em cada dez utilizadores referem ter utilizado a Internet para esse fim na última semana em que foram inquiridos», avança o mesmo estudo.
Cartão de crédito é meio de pagamento líder
Quanto aos meios de pagamento utilizados, os portugueses preferem o cartão de crédito (usado em 63% das vezes), seguindo-se a transferência bancária (com 35%).
A Nielsen conclui também que somos dos países europeus que preferem o pagamento no acto de entrega (com 30%).
Dentro dos pagamentos com cartão de crédito, o Visa é utilizado em 75% das vezes. «Estamos entre os três países europeus que mais utilizam este cartão», sublinha a Nielsen.
![80% dos utilizadores de Internet já fez compras on-line - TVI 80% dos utilizadores de Internet já fez compras on-line - TVI](https://img.iol.pt/image/id/7050520/400.jpg)
80% dos utilizadores de Internet já fez compras on-line
- Rui Pedro Vieira
- 7 fev 2008, 18:43
![Computador](https://img.iol.pt/image/id/7050520/1024.jpg)
Hábito de pesquisar informação sobre produtos enraizou-se
Relacionados
Continue a ler esta notícia