Oposição impõe a Merkel condições para aprovar pacto - TVI

Oposição impõe a Merkel condições para aprovar pacto

Merkel

Ratificação do pacto orçamental não pode dar-se como assumida

Os principais partidos da oposição na Alemanha, o Partido Social-Democrata (SPD) e os Verdes, colocaram condições à chanceler Angela Merkel para aprovar a ratificação do pacto orçamental europeu, que requer uma maioria de dois terços do parlamento.

O presidente do grupo parlamentar social-democrata, Frank-Walther Steinmeier, pediu a Angela Merkel que abra o diálogo de imediato e advertiu que a ratificação do pacto orçamental não pode dar-se como assumida.

Steinmeier exige à chanceler alemã um cronograma preciso para o processo de ratificação, assim como a quantificação do volume de capital que terá o Mecanismo Europeu de Estabilização.

o líder dos Verdes no parlamento alemão, Jürgen Trittin, por sua vez, disse, segundo a Lusa, que a ratificação devia estar acompanha pela introdução de um imposto sobre as transações financeiras em toda a zona euro.

Para conseguir a ratificação do pacto orçamental europeu, Angela Merkel necessita de uma maioria de dois terços nas duas câmaras, querendo dizer, por outras palavras, que necessita do apoio da oposição.
Continue a ler esta notícia