Pelo menos 70 mortos na fronteira afegã - TVI

Pelo menos 70 mortos na fronteira afegã

  • Portugal Diário
  • 7 out 2007, 23:27

Confrontos armados na zona tribal do Waziristão, limítrofe com o Afeganistão

Pelo menos 50 talibãs e 20 soldados paquistaneses morreram hoje em confrontos armados na zona tribal do Waziristão, limítrofe com o Afeganistão, onde está em curso uma guerra santa (jihad) contra o regime do Presidente Pervez Musharraf.

A «jihad» decorre de uma recente «fatwa» (decreto) do líder da rede terrorista Al-Qaeda, o saudita Usama bin Laden.

Hoje, o exército paquistanês lançou mais uma operação contra os fundamentalistas islâmicos no distrito de Miran Shah, Waziristão do Norte, de que resultou a morte de meia centena de talibãs e duas dezenas de soldados, segundo um porta-voz militar.

A tropa atacou com morteiros supostos esconderijos dos rebeldes em Mitali, onde 30 perderam a vida, contra uma dezena de baixas no exército paquistanês. Os combates prosseguiram durante o resto da jornada em Masukhel, onde uma coluna foi emboscada, tendo morrido outros 10 soldados e 12 ficado feridos.

Num rápido contra-ataque, a tropa liquidou 20 talibãs, precisou a fonte castrense. O Waziristão, Norte e Sul, tem sido cenário de confrontos entre talibãs e o exército paquistanês desde a operação militar lançada contra um bastião islamita na Mesquita Vermelha, em Islamabad (Julho).

Neste momento há pelo menos três centenas de elementos das forças de segurança paquistanesas, sob ameaça de execução sumária, nas mãos de tribos pró-talibã no Waziristão.
Continue a ler esta notícia