Tripulantes da SATA em greve de 1 a 3 de Junho - TVI

Tripulantes da SATA em greve de 1 a 3 de Junho

Avião

O pessoal de cabina da transportadora aérea SATA Internacional ameaçam cumprir uma greve de três dias entre 01 e 03 de Junho, por alegado incumprimento do Acordo de Empresa (AE), indicou esta quarta-feira fonte sindical.

Relacionados
A paralisação, de 72 horas, poderá afectar as ligações regionais, nacionais e internacionais asseguradas pela empresa, admitiu, à agência «Lusa», Henrique Louro Martins, dirigente do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), que convoca o protesto.

Em causa, segundo o sindicalista, está o incumprimento «em cerca de 80%» do acordo de empresa, em vigor há quase três anos, e cuja revisão se iniciou em Fevereiro, tendo o SNPVAC abandonado as negociações por divergências.



Voos com menos um tripulante a bordo (sete em vez de oito) ou com tempo máximo de serviço diário excedido e sem lugares para descanso são algumas das principais violações do acordo de empresa apontadas pelo sindicato.

O SNPVAC advoga ainda, sem pormenorizar a informação, que a administração da empresa se «recusa, injustificadamente, a viabilizar a negociação» do novo acordo de empresa.

«É impossível negociar com quem não esteja de boa-fé», acusou Henrique Louro Martins, ao justificar o abandono do processo por parte do Sindicato.

A «Lusa» procurou confrontar a SATA Internacional com as acusações do SNPVAC mas não foi possível.

De acordo com o Sindicato, trabalham na empresa 250 tripulantes de cabina.

A SATA Internacional garante voos para os Açores, Portugal Continental, Europa, Estados Unidos e Canadá.
Continue a ler esta notícia

Relacionados