Internet: crianças alvos fáceis dos pedófilos - TVI

Internet: crianças alvos fáceis dos pedófilos

  • Portugal Diário
  • Sílvia Maia, Agência Lusa
  • 2 set 2007, 11:14
Internet: crianças alvos fáceis dos pedófilos

Centenas deixam contatos em sites infantis. PJ dá exemplos

Centenas de crianças deixam os seus contactos em sites infantis, como um blogue sobre a novela Chiquititas, onde números de telemóvel e moradas são revelados por miúdos que sonham ser actores. As informações ficam disponíveis a qualquer pessoa, incluindo pedófilos, alertam especialistas.

O inspector Baltazar Rodrigues, responsável pela equipa de combate ao crime informático da Polícia Judiciária (PJ), afirma que os sítios na Internet dirigidos aos mais novos são «alvos preferenciais de pedófilos».

Com cerca de 2.500 visitas diárias, o blogue http://chiquititas.blogs.sapo.pt/blog tem inúmeros e-mails, números de telemóvel e até moradas de casa de crianças.

Em poucas horas, a Lusa conseguiu falar com nove crianças. Apenas uma menina disse, por mail, não poder ser contactada telefonicamente. Mas, o que parecia ser uma técnica de segurança ensinada pelos pais, tinha afinal uma razão prática: mudara de casa recentemente.

Em alternativa, propunha uma conversa cibernética despedindo-se com «beijinhos lilifooofooos».

Duas gémeas, de 10 anos, chegaram mesmo a dizer que estavam sozinhas em casa até ao final do dia. Durante a conversa percebia-se que o sonho delas era igual ao de tantas outras: participar na novela. Além de disponibilizarem inocentemente todo o tipo de informações, era fácil perceber quais os seus interesses. E, também por isso, se tornam presas fáceis, de acordo com o inspector Baltazar Rodrigues, da Direcção Central de Investigação de Corrupção e Criminalidade Económica e Financeira da PJ.

«Estamos a falar de crianças que não são obrigadas a ter cuidado, elas ainda não têm capacidade para desenvolver procedimentos de segurança. Os sítios na Internet com um target definido, onde pode existir contacto interpessoal, tornam-se alvos preferenciais de pedófilos», disse o inspector.

Recomendações aos gestores dos blogues

O animado blogue sobre as Chiquititas não é caso único em Portugal. No http://www.historiadodia.pt a situação é idêntica. Neste espaço de contos infantis, co-financiado por entidades públicas e com o «Alto Patrocínio do Senhor Presidente da República», dado por Jorge Sampaio, também estão disponíveis contactos.

O http://www.historiadodia.pt «é um excelente site destinado a crianças, mas são publicados dados pessoais tais como nome, idade, e-mail e cidade onde residem», alertou Tito Morais, responsável pelo projecto «Miúdos Seguros na Net».

Para minimizar eventuais perigos, «bastava» colocar na página principal termos e condições de utilização que proibissem a publicação de determinadas informações. «Desta forma, seria fácil retirar contactos», esclareceu o inspector da PJ.

«Os gestores dos blogues devem ter em atenção que os contactos não sejam disponibilizados de uma forma gratuita e para toda a gente», defendeu o inspector, acusando os criadores de serem «os grandes responsáveis porque, apesar de não serem mal intencionados, o fazem de uma forma leviana».

Contactados pela Lusa, os responsáveis pelos dois sítios na Internet garantiram que iam retirar os dados existentes. Steve Savedra, 19 anos, criador do blogue das Chiquititas, prontificou-se a corrigir a situação «imediatamente» e, horas mais tarde, anunciou que ia abandonar o projecto lançado recentemente com um amigo.

Francisco Pacheco, da História do Dia, prometeu que «na segunda-feira, o coordenador tecnológico do site ia alterar a actual configuração».
Continue a ler esta notícia