10 mil cidadãos em defesa do Choupal - TVI

10 mil cidadãos em defesa do Choupal

Cordão humano em defesa da Mata Nacional do Choupal

Coimbra: Petição em defesa deste espaço verde chega ao Parlamento

Relacionados
A Plataforma do Choupal anunciou esta terça-feira que reuniu mais de 10 mil assinaturas na petição em defesa deste espaço verde de Coimbra, devendo avançar com a sua entrega na Assembleia da República para que o assunto seja debatido em plenário, escreve a Lusa.

«Este é um poderoso apoio que sentimos nas costas da Plataforma», disse esta tarde aos jornalistas o arquitecto Luís Sousa, membro do movimento cívico que contesta a passagem de um viaduto na mata do Choupal, previsto no novo traçado do IC2.

Maioria online

Numa conferência de imprensa realizada na esplanada do bar do Choupal, Luís Sousa, disse que a Plataforma do Choupal obteve 10.039 assinaturas no sentido de rejeitar a parte da obra pública do Instituto Estradas de Portugal que alegadamente afecta aquela área de desporto e lazer.

A maioria dos apoiantes do movimento (7.994) assinou a petição «online», enquanto os restantes (2.045) o fizeram no abaixo-assinado de papel.

Luís Sousa realçou que a deputada do PS Teresa Portugal participou, segunda-feira, numa reunião da Plataforma para fazer um balanço do cordão humano que, no dia anterior, havia congregado cerca de 1.500 pessoas que contestam o traçado previsto para o IC2, atravessando a mata nacional do Choupal numa das extremidades.

«Não estamos satisfeitos com a falta de transparência do processo junto da população», disse Luís Sousa, exigindo «que seja realizado um grande debate rapidamente».

Confrontar poderes

A Plataforma pretende «confrontar os poderes com a opinião dos cidadãos» que integram o movimento, que constituiu um grupo, que inclui biólogos, juristas e outros especialistas, para acompanhar as próximas iniciativas.

Além da petição ao Parlamento, o movimento prevê avançar com uma providência cautelar e uma acção popular nos tribunais.

No domingo, aderiram ao cordão humano em defesa do Choupal as deputadas Alda Macedo e Teresa Portugal, do Bloco de Esquerda e do PS, respectivamente.

Participaram ainda, entre outros, o biólogo Jorge Paiva, o antigo director da Polícia Judiciária Santos Cabral, o administrador dos Serviços de Acção Social da Universidade de Coimbra, António Luzio Vaz, os deputados municipais do Bloco de Esquerda Catarina Martins e Serafim Duarte, os membros do Movimento de Intervenção e Cidadania (MIC) Maria do Rosário Gama e Elísio Estanque, o candidato da CDU à Câmara de Coimbra, Francisco Queirós, o presidente social-democrata da Junta de Freguesia dos Olivais, Francisco Andrade, sindicalistas, professores e advogados.

A acção, segundo a Plataforma do Choupal, visou «impedir que a mata nacional do Choupal seja irremediavelmente afectada pela construção de um viaduto rodoviário com 40 metros de largura e que a atravessa numa extensão de 150 metros».
Continue a ler esta notícia

Relacionados