OPEP: um preço de 80 dólares por barril será «razoável» - TVI

OPEP: um preço de 80 dólares por barril será «razoável»

Petróleo (arquivo)

Produção dos 11 países sujeitos às quotas ascende a 27,3 milhões

Relacionados
Um barril a 80 dólares é um preço «razoável» e o Iraque apoiará a OPEP se esta decidir baixar a sua oferta, afirmou sexta-feira à noite à chegada à capital egípcia o ministro iraquiano do petróleo, Hussein al-Chahristani.

«Um preço razoável para o petróleo, é 80 dólares o barril», afirmou al-Chahristani, na sua chegada ao Cairo onde se realiza hoje uma reunião «consultiva» da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

O responsável disse, citado pela «Lusa», que devemos «assegurar-nos de que o petróleo produzido é utilizado e não armazenado pelos consumidores».

Recorde-se que a OPEP reúne-se este sábado em reacção à queda dos preços do petróleo, que na semana passada caíram abaixo do limiar dos 50 dólares, o seu nível mais baixo dos últimos quatro anos, depois de ter chegado a custar 147,50 dólares o barril em Julho passado.

A maioria dos ministros da OPEP pareceu excluir uma baixa imediata da oferta OPEP, preferindo adiar essa decisão para a próxima reunião da Organização, a 17 de Dezembro em Oran, na Argélia.

O nível de produção dos 11 países sujeitos às quotas ascende a 27,3 milhões de barris por dia.
Continue a ler esta notícia

Relacionados