Indústria petrolífera vai receber investimento de 63 mil milhões - TVI

Indústria petrolífera vai receber investimento de 63 mil milhões

Petróleo (arquivo)

Reservas provadas em Angola ascendem a 12,5 mil milhões de barris

Relacionados
A indústria angolana de petróleo e gás vai receber investimentos de 100 mil milhões de dólares (63 mil milhões de euros) nos próximos cinco a sete anos, aumentando a sua capacidade produtiva para manter o título de principal produtor africano, escreve a «Lusa».

Discursando em Madrid no XIX Congresso Mundial de Petróleo, Manuel Vicente, o presidente da petrolífera estatal angolana, Sonangol, adiantou que os investimentos em actividades de produção e exploração têm em vista «assegurar durante cinco anos (até 2014) o nível de produção», que actualmente se aproxima dos 2 milhões de barris diários, acima do habitual maior produtor africano, a Nigéria.

«De acordo com o nosso perfil de produção e as nossas reservas, podemos manter este ritmo de produção durante quatro ou cinco anos», referiu Manuel Vicente, citado pela agência francesa «AFP».

Já o investimento na exploração prevê a abertura de 100 poços petrolíferos por ano, nos próximos dez anos.

O presidente da Sonangol salientou ainda que o esforço angolano permite «participar na estabilização do preço do petróleo», actualmente em níveis recorde nos mercados internacionais.

As reservas petrolíferas provadas em Angola ascendem actualmente a 12,5 mil milhões de barris, segundo estimativas da Sonangol.
Continue a ler esta notícia

Relacionados