Economia nacional cresceu 1,5% no 3º trimestre - TVI

Economia nacional cresceu 1,5% no 3º trimestre

Procura externa com contributo positivo

Relacionados
A economia portuguesa registou um crescimento de 1,5% no terceiro trimestre deste ano, face ao mesmo período do ano passado, revela o Instituto Nacional de Estatística numa estimativa rápida.

Quando comparado com o segundo trimestre de 2010, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,4%.

De acordo com o INE, «esta evolução no 3º trimestre traduz o contributo positivo da Procura Externa Líquida, ao contrário do sucedido no trimestre anterior, sobretudo em resultado do aumento expressivo das Exportações de Bens e Serviços. O contributo da Procura Interna, que tinha sido positivo no 2º trimestre, foi negativo no 3º trimestre de 2010, devido essencialmente ao comportamento do Investimento».

O Instituto lembra ainda que «esta estimativa rápida incorpora revisões na informação de base utilizada, destacando-se os dados mais recentes do comércio internacional de bens, com revisões em termos nominais desde 2009, e os novos deflatores para o 2º trimestre de 2010, implicando uma redução de 0.1 p.p. na variação homóloga do PIB estimadas para os dois trimestres anteriores».

Relativamente aos anos de 2008 e 2009 foi incorporada a informação sobre as Despesas de

Consumo Final das Administrações Públicas do último Procedimento dos Défices Excessivos, determinando uma pequena revisão em alta da variação em volume do PIB em 2009.

Sócrates considera «muito animadores» últimos dados sobre PIB

Números do INE «reforçam justeza» da revisão em alta do crescimento

Ministro: «Portugal deve crescer mais do que o Governo previu»

Ferreira do Amaral duvida da previsão para 2011

Crescimento da economia nacional em linha com média da UE
Continue a ler esta notícia

Relacionados