Obama lança séria advertência a republicanos - TVI

Obama lança séria advertência a republicanos

Barack Obama

Opositores criticam plano de mais de 900 mil milhões

Relacionados
O presidente norte-americano Barack Obama lançou uma severa advertência à oposição republicana no Congresso que está a bloquear o seu gigantesco plano de relançamento económico, no tom mais resoluto adoptado desde que assumiu funções.

Obama dirigiu um violento ataque aos seus opositores que, cada vez em maior número, criticam um plano de mais de 900 mil milhões de dólares, para despesas que consideram inúteis, bem como a falta de reduções fiscais, retardando a adopção de um projecto de lei que o novo presidente defendeu como prioridade, escreve a Lusa.

«Nestes dois últimos dias, ouvi críticas sobre este plano, que fazem precisamente eco das teorias que nos guiaram directamente para esta crise», declarou Barack Obama, antes de promulgar uma lei sobre o alargamento da cobertura a doenças das crianças.

Novo presidente diz que não se pode ignorar desafios

Obama tomou como alvo «a noção segundo a qual as reduções de impostos vão resolver todos os problemas» e alertou contra a ideia segundo a qual a crise económica pode ser resolvida com «metade das disposições, pedaços de medidas e pequenos retoques nos cantos».

O presidente norte-americano criticou igualmente os republicanos que acreditam, segundo ele, que «se podem ignorar desafios fundamentais, como o custo elevado do seguro doença, esperando que o país e a economia prosperem».

«Rejeito estas teorias, esta é também a opinião dos norte-americanos que se deslocaram às urnas em Novembro e votaram de forma esclarecedora na mudança», sublinhou o novo presidente, no tom mais duro que adoptou desde a sua investidura há duas semanas.

Os republicanos da Câmara dos Representantes, que votaram «não» ao plano de relançamento económico na semana passada, juntaram-se aos senadores do mesmo partido para exigir uma remodelação do plano, que está a ser examinado desde segunda-feira no Senado.
Continue a ler esta notícia

Relacionados