Sócrates garante que IES significa «transparência do mercado» - TVI

Sócrates garante que IES significa «transparência do mercado»

PJ escuta telefonemas de Sócrates

A Informação empresarial simplificada (IES) significa maior transparência do mercado.

Relacionados
Pelo menos é esta a garantia do primeiro-ministro, José Sócrates que considera que há mais informação sobre as empresas e melhores estatísticas do INE e Banco de Portugal.

Falando na cerimónia de balanço dos resultados da IES, o chefe do Governo acrescentou que este projecto significa mais prestígio para a administração pública, que «se relaciona melhor com os cidadãos e as empresas», aumenta o cumprimento da lei, com mais empresas a declararem as suas contas, e melhora a informação estatística em Portugal, cita a a agência «Lusa».

Afirmou que o IES «é uma reforma profunda, ambiciosa e poderosa» que substitui quatro declarações diferentes, a quatro entidades diferentes, por quatro meios diferentes por uma única declaração electrónica, que «tem efeitos muito além da redução da burocracia do Estado».

Sócrates recordou que anteriormente havia informação com atraso sobre 80 mil empresas e hoje há informação mais rápida sobre 310 mil, o que representa «uma mudança qualitativa».

Para o primeiro-ministro, isso tem um impacto positivo «não apenas na circulação de informação e rapidez dos negócios», mas também na imagem internacional do país, considerando que este é um «projecto importante» para promover Portugal como um Estado que valoriza o empreendedorismo e o risco.

O primeiro-ministro referiu que Portugal é um país onde 60 por cento dos cidadãos apresenta as suas declarações fiscais por Internet e mais de 60% das novas empresas são criadas em menos de uma hora.
Continue a ler esta notícia

Relacionados