PSD quer autárquicas e legislativas no mesmo dia - TVI

PSD quer autárquicas e legislativas no mesmo dia

José Pedro Aguiar Branco

Na defesa do «superior interesse do país», que se encontra em crise

Relacionados
O PSD defendeu perante o Governo que as eleições autárquicas se realizem no mesmo dia das legislativas, em nome do «interesse superior do país», para diminuir os custos dos actos eleitorais e a abstenção.

O secretário-geral do PSD, Luís Marques Guedes, e o vice-presidente José Pedro Aguiar Branco estiveram reunidos durante cerca de 20 minutos com o ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, e com os secretários de Estado da Administração Local e da Administração Interna, informa a agência Lusa.

PS e CDS querem autárquicas a 11 de Outubro

«O PSD defendeu que aquilo que seria útil era a simultaneidade das eleições autárquicas e eleições legislativas», declarou Aguiar Branco no final do encontro, acrescentando: «O dia 11 de Outubro parece ser aquele que recolhe maior unanimidade. Mas, para nós, mais importante do que o dia em concreto seria que as eleições se realizassem ao mesmo tempo. Foi isso que transmitimos ao senhor ministro».

Na sua opinião, é importante ter atenção para a «contenção de custos», para além de «atenuar os riscos de abstenção».

Interrogado sobre a decisão a tomar pelo Presidente da República, a quem compete marcar as legislativas, foi peremptório: «O senhor Presidente da República tem sempre dado mostra de que na sua acção tem em conta aquilo que é o interesse superior do país, portanto, Confiamos que saberá avaliar aquilo que é o superior interesse do país».

Ruas não vê problema

Entretanto, o social-democrata Fernando Ruas, que também é presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses e da Câmara de Viseu, afirmou não ver inconveniente em que as eleições autárquicas e legislativas sejam no mesmo dia, dada a maturidade do povo português.

«O ideal era que todas as eleições fossem separadas, mas se houver eleições simultâneas eu confio que o povo português já deu mostras de que sabe separar as coisas, que é capaz de votar de uma maneira para uma coisa e de uma outra para outra», afirmou à Agência Lusa, vincando: «É assunto que minimamente me preocupa, porque acho que o nosso eleitor já entrou na idade adulta».

Serviu-se, aliás, de um exemplo: «Os votos para a Assembleia e para a Câmara são diferentes e às vezes por números com algum significado. O que significa que o cidadão já escolhe. Às vezes diz: ¿eu quero nesta equipa votar para a Câmara e não quero votar para a Assembleia, ou ao contrário».

«Os Verdes» querem separado

O Partido Ecologista «Os Verdes» indicou 11 de Outubro como data para as eleições autárquicas, sublinhando que «não concorda com a simultaneidade» com as legislativas e considerando «propícia» a data de 27 de Setembro para a sua realização.

A deputada do Heloísa Apolónia explicou o seu ponto de vista aos jornalistas: «Os eleitores merecem um esclarecimento em relação a cada um deles, quer nas autárquicas, quer nas legislativas, e consideramos que as campanhas eleitorais são momentos propícios para esse esclarecimento, para que as pessoas conheçam os programas eleitorais dos partidos».
Continue a ler esta notícia

Relacionados