BE exige lista de escolas primeiro ciclo que vão encerrar - TVI

BE exige lista de escolas primeiro ciclo que vão encerrar

Ana Drago

Partido recorda que esta foi uma promessa do Ministério da Educação

Relacionados
O Bloco de Esquerda exigiu esta sexta-feira ao Governo, «com urgência», a divulgação da lista das escolas do primeiro ciclo a encerrar a partir de Setembro, para que as comunidades educativas «possam organizar as suas vidas», noticia a Lusa.

Numa pergunta entregue na Assembleia da República e dirigida ao Ministério da Educação, a deputada Ana Drago lembra que desde 23 Julho só é conhecido o número de escolas por respectiva direcção regional, tendo o Ministério da Educação assumido o compromisso, na altura, de divulgar em breve a lista de estabelecimentos a encerrar.

«O Bloco de Esquerda considera que o Ministério da Educação arrasta há demasiado tempo a publicação desta lista, imprescindível para que pais e encarregados de educação, assim como as próprias escolas e os seus profissionais, possam organizar as suas vidas e o próximo ano lectivo, que começa dentro de um mês», lê-se no documento.

Por isso, o partido pergunta ao ME quais as escolas do 1.º ciclo que irão encerrar a partir de Setembro.

A 23 de Julho, a tutela confirmou que a partir do próximo ano lectivo já não vão abrir 701 escolas do primeiro ciclo, mais 200 do que a estimativa inicial, sendo que mais de metade localizam-se na zona Norte.

Dos 701 estabelecimentos de ensino a encerrar, 384 (54,7 por cento) situam-se na área administrativa da Direcção Regional de Educação (DRE) do Norte, 155 na DRE do Centro, 119 na zona de Lisboa e Vale do Tejo, 32 no Alentejo e 11 no Algarve.
Continue a ler esta notícia

Relacionados