Terreiro do Paço pronto «pelos espanhóis» - TVI

Terreiro do Paço pronto «pelos espanhóis»

Obras na frente ribeirinha obrigam a corte de trânsito

António Costa não quer «perder» turistas na Semana Santa de 2010. E quer, a superfície, arranjada a tempo

Relacionados
António Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), quer as obras no Terreiro do Paço, pelo menos à superfície, prontas antes da Semana Santa em 2010, «por causa do turismo».

O autarca lançou o desafio à Sociedade Frente Tejo, esta segunda-feira, numa cerimónia que marcou o fim das obras de saneamento no Terreiro do Paço, apesar da intervenção, a cargo da SIMTEJO, ainda se prolongar até final do próximo ano, escreve a Lusa.

«Temos de ter o arranjo de superfície da Praça do Terreiro do Paço pronto a tempo da Semana Santa. Não por motivos religiosos, mas porque este espaço é dos mais importantes para o turismo. Nesta altura os turistas espanhóis enchem os nossos hotéis, restaurantes e cafés e temos de os receber com todo o esplendor», afirmou.

A aproximação das eleições autárquicas não assusta o actual edil, que não teme que a obra fique comprometida: «Esta obra foi aprovada pela Câmara de Lisboa, que deu parecer favorável, foi sujeita a debate público (...). Estando aprovada não vejo razão para voltar atrás», justificou.

Pedro Santana Lopes, o seu adversário na corrida à CML, pela coligação «Lisboa com sentido», já afirmou publicamente que se vencer as eleições, «o Terreiro do Paço fica como estava antes».

Ministro também foi

A Sociedade Frente Tejo, totalmente detida pelo Estado e responsável pela obra, teve o ministro da Presidência, Silva Pereira como seu «representante» e, perante o desafio de António Costa, respondeu: «Esperamos que todos honrem os seus compromissos. Há décadas que Lisboa esperava esta intervenção tão importante. Adiar, suspender nunca deu bom resultado».

Recorde-se ainda que o projecto inicial, da autoria do arquitecto Bruno Soares, foi alvo de várias críticas e o autor acabou por fazer diversas alterações à versão original.
Continue a ler esta notícia

Relacionados