Sismo e atentado antes de Sócrates chegar - TVI

Sismo e atentado antes de Sócrates chegar

Sócrates

Primeiro-ministro chegará a Argel no domingo, onde participará na II Cimeira Luso Argelina

Relacionados
Um sismo com magnitude de 5,5 graus na escala de Richter foi registado sexta-feira à noite na Argélia, na região de Oran, a 430 quilómetros a leste de Argel, anunciou a rádio oficial, citada pela Lusa.

O abalo, sentido às 21h02 locais, mesma hora em Lisboa, causou 11 feridos mas não há notícia de danos materiais. Ainda assim, os habitantes da cidade de Oran entraram em pânico e abandonaram precipitadamente as suas casas após este tremor de terra, segundo testemunharam residentes.

Atentado dias antes da chegada de Sócrates

A Argélia, onde o primeiro-ministro José Sócrates participará domingo e segunda-feira na II Cimeira Luso Argelina, foi também alvo, na quinta-feira, de um atentado terrorista na localidade de Dellys, a 20 quilómetros de Argel, com um balanço de seis militares mortos e quatro feridos.

Os soldados seguiam num veículo com destino a um quartel nas proximidades de Argel quando um engenho explodiu na berma da estrada, segundo fonte dos serviços de segurança.

O ataque foi atribuído a terroristas islamistas, sendo o segundo nos arredores de Argel nos últimos dias, depois de na quarta-feira ter havido duas explosões quase simultâneas próximo da Feira Internacional de Argel, na zona leste da cidade.

Sócrates deverá manifestar nesta II Cimeira Luso Argelina, em Argel, o seu apoio ao presidente da Abdelaziz Bouteflika na luta contra o terrorismo e para a estabilização do Magreb, segundo fonte do seu gabinete.

O primeiro-ministro chegará à capital argelina a meio da tarde de domingo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados