Bloco de Esquerda com fórum de ideias - TVI

Bloco de Esquerda com fórum de ideias

Campanha do BE para as legislativas [Catarina Pereira]

«Rentrée» será no final de Agosto, em Braga

Relacionados
A «rentrée» política do Bloco de Esquerda será assinalada em Braga, num fórum de ideias em que durante três dias será discutido quase tudo, da «lumpenburguesia» ao feminismo, passando pela «teoria queer» e o «terrorismo de direita», escreve a Lusa.

A Escola Secundária Sá de Miranda acolhe no último fim de semana de Agosto, entre os dias 27 e 29, os «debates para a alternativa» do fórum de ideias bloquista «Socialismo 2010».

O deputado Luís Fazenda abre na sexta-feira dia 27 a discussão com um fórum nocturno, pelas 21:30, sobre «a recomposição da esquerda», seguindo-se dois dias preenchidos de debates a começar às 10:30.

Entre os temas em cima da mesa, constam um debate introduzido pelo deputado José Soeiro subordinado ao tema «direito ao emprego ou direito à preguiça?», discussões sobre o «testamento vital», os «direitos das crianças», a «questão das ferrovias em Portugal», «há feminismo sem femininistas?» ou «teoria queer: o futuro por vir».

Nuno Teles e João Rodrigues dão o mote para uma discussão situada «entre os especuladores e a lumpenburguesia», havendo também espaço para temas históricos como a revolução de 1383-1385, com António Borges Coelho, e a I República, com Fernando Rosas.

A política internacional será o tema de debates sobre, entre outros assuntos, a «geopolítica do petróleo», com Pedro Filipe Soares, «China: império dos baixos salários», com Carlos Santos, e «Venezuelas», com Natasha Antunes.

A cultura atravessa igualmente algumas das discussões, com debates sobre o «neo realismo», «cinema e micro resistências» ou «direitos de autor».

Boaventura Sousa Santos fará um «balanço Obama», e o líder da bancada parlamentar do BE, José Manuel Pureza, falará sobre «humanismo: intervenção e soberania».

O encerramento será feito pelo líder bloquista, Francisco Louçã, no dia 29, domingo, ao final da tarde.

O sítio da internet do Bloco (www.esquerda.net) informa que «haverá refeições omnívoras e vegetarianas» nos três dias que dura o fórum de ideias.

Na ficha de inscrição, os participantes podem ainda especificar se necessitam de alojamento, tendo como opções para pernoitar a pousada da juventude local (camarata ou quarto duplo), o ginásio da escola ou ainda um «alojamento solidário».
Continue a ler esta notícia

Relacionados