Cavaco nunca viu fumar nos seus voos oficiais - TVI

Cavaco nunca viu fumar nos seus voos oficiais

Cavaco Silva na Base Aérea de Monte Real (Lusa/Paulo Cunha)

Presidente da República diz ainda que «não tem competência para autorizar fumar ou não»

Relacionados
O Presidente da República afirmou esta quinta-feira que não fuma e que nunca viu ninguém fumar durante as viagens de avião das suas comitivas, noticia a Lusa.

«Eu não fumo e nunca vi fumar, não sei se algum jornalista na parte detrás se possa ter escondido atrás de uma cortina e possa ter fumado alguma vez», respondeu Cavaco Silva aos jornalistas, confrontado com a polémica criado depois do primeiro-ministro ter fumado a bordo de um voo Lisboa-Caracas.

Na quarta-feira, o jornal Público noticiva, em manchete, «Lei do Tabaco não é cumprida nos voos oficiais de Sócrates e Cavaco».

Questionado sobre se alguma vez deu autorização para se fumar durante os voos da Presidência da República, Cavaco Silva disse apenas: «Não sei se posso».

«O Presidente da República não tem competência para autorizar fumar ou não fumar. Existem com certeza outras autoridades a quem compete a fiscalização».

«Não está a ver o Presidente como fiscal do que se passa nos diferentes compartimentos do avião mas essa matéria deve ser abandonada desta conversa», concluiu

Cavaco Silva.

Sócrates fuma a bordo de voo Lisboa-Caracas

Primeiro-ministro pede desculpas e promete deixar de fumar

A polémica foi desencadeada após ter sido noticiado que José Sócrates, o ministro da Economia e Inovação, Manuel Pinho, e outros membros do Governo fumaram a bordo do avião da TAP que os transportou terça-feira até à Venezuela, onde efectuam um visita de três dias.

Na quarta-feira, o primeiro-ministro, José Sócrates, pediu desculpas caso se verifique que violou a lei. «Estava convencido que não estava a violar nenhuma lei nem nenhum regulamento. Infelizmente há essa polémica em Portugal e eu quero lamentar essa polémica. Se por algum motivo violei algum regulamento, alguma lei, lamento e peço desculpa, não voltará acontecer», declarou o primeiro-ministro, que anunciou também que iria deixar de fumar em definitivo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados