Sócrates deve ser multado «de forma exemplar» - TVI

Sócrates deve ser multado «de forma exemplar»

Sócrates

Por ter fumado durante o voo oficial para a Venezuela, defendem PSD e Bloco

Relacionados
PSD e Bloco de Esquerda (BE) defenderam esta quarta-feira que o primeiro-ministro, José Sócrates, deve ser multado, «e de forma exemplar», por ter fumado durante o voo oficial para a Venezuela, escreve a Lusa.

Os deputados José Eduardo Martins (PSD) e João Semedo (BE) afirmaram ser «óbvio» que Sócrates violou a legislação portuguesa ¿ lei do tabaco - e que deve ser multado. «Que violou a lei é evidente e deve ser multado», afirmou Eduardo Martins aos jornalistas no Parlamento, para quem a coima a Sócrates deve «ser exemplar».

«O primeiro-ministro não é um cidadão qualquer. Ele deve ser o primeiro a dar o exemplo», afirmou. João Semedo, deputado do Bloco, acha que, além da coima a José Sócrates, a TAP, empresa que fretou o avião à comitiva governamental, também deve ser multada.

«A transportadora também deve ser multada, porque não há regulamentos internos que subvertam uma lei da Assembleia da República», disse João Semedo à Lusa. Para o deputado bloquista, Sócrates tem «especiais responsabilidades», dado que é líder de um partido, o PS, que «propôs e fez aprovar a lei do tabaco na Assembleia da República».

Bernardino Soares, líder parlamentar do PCP, disse que há problemas «mais importantes» do que o primeiro-ministro fumar num voo. Advertiu, porém, que a «lei é para cumprir por todos» e que as entidades competentes devem avaliar se a lei foi violada e se há lugar a coima.

Bernardino Soares atreveu-se a sugerir a Sócrates «uma consulta de cessação tabágica» no Centro de Saúde da Lapa, que vai abrir ainda durante o mês de Maio.
Continue a ler esta notícia

Relacionados