Kosovo: Cavaco quer entendimento entre órgãos de soberania - TVI

Kosovo: Cavaco quer entendimento entre órgãos de soberania

Cavaco Silva

«Tudo o que eu puder fazer nesse sentido não deixarei de fazer», disse o Presidente, recordando que «é algo muito importante»

Relacionados
O Presidente da República, Cavaco Silva, considerou esta sexta-feira «muito importante que haja o maior entendimento possível entre os órgãos de soberania» em Portugal quanto um eventual reconhecimento da independência do Kosovo. «Tudo o que eu puder fazer nesse sentido não deixarei de fazer».

O Presidente da República falava aos jornalistas à margem do Roteiro da Juventude que hoje está a fazer no norte do país.

Cavaco Silva adiantou que neste momento há contactos sobre a matéria entre os diferentes órgãos de soberania, mostrando-se confiante de que a posição, na próxima terça-feira, do ministro dos Negócios Estrangeiros na Assembleia da República seja «tão consensual quanto possível».

«O que está em causa é algo muito importante. Reconhecer um Estado é uma matéria de Estado e por isso eu tenho acompanhado esta matéria com algum cuidado», sublinhou.

O Presidente da República lembrou que recentemente, nos Estados Unidos, se reuniu com os presidentes da Servia, do Montenegro e da Bósnia, encontros em que participou o ministro dos Negócios Estrangeiros português, «onde foram dadas informações importantes para as decisões que possam vir a ser tomadas».

Cavaco Silva explicou também aos jornalistas que decidiu receber em audiência «uma personalidade de um partido da oposição [Manuela Ferreira Leite]» para tratar da questão do Kosovo», porque a mesma foi solicitada após ter havido contactos do Governo com esse partido «em que foi mencionada a posição do Presidente da República».

Manuela Ferreira Leite quis conhecer quarta-feira a opinião de Cavaco Silva sobre a declaração unilateral de independência do Kosovo, antes de tomar qualquer decisão.

«Entendi que devia conceder essa audiência ao maior partido da oposição. A justificação encontra-se nesse contacto que foi estabelecido com o Governo com uma personalidade de um partido da oposição», disse.
Continue a ler esta notícia

Relacionados