Portas «ampliou as condições» para Sócrates ganhar - TVI

Portas «ampliou as condições» para Sócrates ganhar

Ribeiro e Castro

Ribeiro e Castro considera que líder do CDS «não excluiu» no congresso a viabilização de um governo PS

O ex-presidente do CDS-PP José Ribeiro e Castro considerou esta quarta-feira que a estratégia defendida por Paulo Portas no Congresso do fim-de-semana passado «ampliou as condições» para José Sócrates governar mais uma legislatura.

«O fim-de-semana foi em cheio para José Sócrates. Apresentou a sua moção e viu [no Congresso do CDS-PP] ampliadas as condições para continuar o seu governo, quer ganhe por maioria absoluta, quer ganhe sem maioria absoluta», afirmou Ribeiro e Castro.

Em declarações à Agência Lusa, Ribeiro e Castro sustentou que Paulo Portas «não excluiu» no congresso das Caldas da Rainha a viabilização de um governo PS caso os socialistas ganhem sem maioria absoluta.

«Não excluiu, isso foi claro e aliás foi o eixo do debate. Foi essa linha a confirmada e reafirmada no Congresso. José Sócrates precisava de um quadro amplo e o quadro que ali [no congresso do CDS-PP] se afirmou facilita essas perspectiva», criticou.

O eurodeputado do CDS-PP, derrotado por Paulo Portas nas anteriores directas, em 2007, insistiu na necessidade da «construção de uma alternativa» não socialista, admitindo no entanto que essa ideia, defendida pelo ex-dirigente Manuel Queiró, que levou a votos a sua moção obtendo apenas cinco votos, saiu derrotada no congresso democrata-cristão.

«Os resultados confirmaram que Paulo Portas tem, da parte do Congresso, amplo apoio para continuar essa linha que favorece o engenheiro Sócrates», disse.
Continue a ler esta notícia