Wikileaks: Portugal deixou usar as Lages para repatriar presos de Guantánamo - TVI

Wikileaks: Portugal deixou usar as Lages para repatriar presos de Guantánamo

CIA - Top Secret

El País publica telegramas que revelam opiniões dos Estados Unidos sobre líderes portugueses. Sócrates é um político «carismático» a quem «desagrada partilhar o poder»

Relacionados
As opiniões da diplomacia norte-americana sobre os principais líderes portugueses, em que avaliam o presidente da República, o primeiro-ministro e os líderes da oposição, estão detalhadas em cinco telegramas revelados pelo jornal El Pais.

Os cinco telegramas, produzidos entre Abril de 2008 e Setembro de 2009 pela embaixada dos Estados Unidos em Lisboa, analisam ainda temas como o relacionamento de Portugal com a Venezuela e a repatriação de detidos de Guantanamo.

Nos textos divulgados pelo jornal El Pais, a diplomacia norte-americana considera Portugal um «aliado firme» que Portugal permitiu aos EUA usar a base das Lages para repatriar presos de Guantánamo. Uma informação que foi mais uma vez desmentida pelo Governo que responde à notícia do El País com as declarações de Luís Amado no Parlamento.

José Sócrates é descrito nos textos como um político «carismático», que «trabalhou muito para melhorar o seu inglês» e Cavaco Silva destacado pelo «seu esforços em ser um mandatário bipartidário» mas a quem a embaixada atribui «sérias vinganças políticas pelo simples facto de não ter sido convidado à Sala Oval na Casa Branca»

O El Pais refere ainda que os documentos confirmam que Portugal permitiu aos Estados Unidos «usar a base dos Açores para repatriar detidos de Guantanamo» tendo a «boa relação» com Washington sido afectada, entre outros temas, «pelo tardio reconhecimento da independência do Kosovo, a redução na presença no Afeganistão e o grande impulso às relações com a Venezuela»

Cavaco Silva é relacionado pelos diplomatas norte-americanos como a causa para a redução de tropas no Afeganistão e com a situação no Kosovo, enquanto Sócrates é relacionado com o tema da Venezuela

Os documentos confirmam a excelente relação que os Estados Unidos mantêm com Luis Amado, tanto enquanto era ministro da Defesa como desde que é chefe da diplomacia, sendo considerado um homem «equilibrado» e que «prefere discutir discrepâncias, se as há, discretamente».

Sobre a oposição, os diplomatas destacam entre outros, Manuel Alegre, que definem como um dinossauro esquerdista e até «Alegresaurius» e referem a fragmentação do PSD.
Continue a ler esta notícia

Relacionados