Acabou a caça à multa aos espanhóis - TVI

Acabou a caça à multa aos espanhóis

Cimeira Luso-Espanhola em Braga (EPA/ESTELA SILVA)

José Sócrates anuncia alteração Imposto sobre Veículos, permitindo circulação livre

Poderá dizer-se que a pressão acabou por resultar. Um dia depois dos profissionais de saúde espanhóis em Portugal terem dito que as alterações operadas pelo Governo português no Imposto sobre Veículos era insuficiente, José Sócrates veio anunciar que essas pessoas não mais serão punidas por circularem em Portugal com automóveis de matrícula espanhola.

Médicos espanhóis ainda temem caça às multas

Saúde: «Estamos no caminho certo»

«Quero dizer publicamente que esses cidadãos têm razão, pois o código sobre veículos não está à altura da relação entre os dois países. Assim, vamos mudar o código neste domínio de forma a permitir que todos os espanhóis que trabalhem em Portugal, alguns deles convidados por Portugal, muitos deles médicos, possam circular sem problemas. Esses transfronteiriços, que a 31 de Dezembro de 2007 residiam em Espanha, com agregado familiar, não terão de se deslocar com outro veículo em Portugal».

«Isto significa uma alteração do código de imposto sobre veículos, que vamos operar já na próxima semana em Conselho de Ministros e depois na Assembleia da República. O Governo português entende que as reclamações são legítimas e por isso vão registar-se alterações para que todos aqueles que vivam em Espanha e trabalhem em Portugal o possam fazer livremente», frisou José Sócrates, acrescentando: «Queremos que trabalhem em Portugal, que continuem por cá e que não voltem a ser incomodados pela polícia»

José Luís Zapatero agradeceu de imediato a postura do Governo português. «Obrigado por este anúncio, que é particularmente importante, pois afecta cerca de 3 mil espanhóis. Este problema das sanções fica, então, totalmente resolvido e isso só foi permitido pela sensibilidade do primeiro-ministro para resolver esta situação», referiu.
Continue a ler esta notícia