UE-África: foto de Família com Mugabe na 1ª fila - TVI

UE-África: foto de Família com Mugabe na 1ª fila

  • Portugal Diário
  • 8 dez 2007, 18:59

Kadhafi e presidentes do Sudão e do Uganda também em grande plano

O Presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, presença polémica na II Cimeira UE/África, a decorrer em Lisboa, figura na Foto de Família na primeira fila, ao lado do não menos controverso Omar el Beschir, seu homólogo do Sudão, noticia a Lusa.



Os dois dirigentes africanos figuram na metade esquerda da foto, onde, mais à ponta, se vê o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Luís Amado, à conversa com o Presidente da África do Sul, Thabo Mbeki, seguidos dos chefes de Estado da Argélia, Abdelaziz Bouteflika, e do Congo-Brazzaville, Sassou Nguesso, que foram os dois últimos presidentes da «velha» Organização da Unidade Africana (OUA) e da actual União Africana (UA), respectivamente.

Ainda na primeira fila e mais próximo do centro - ocupado pelos Presidentes em exercício da UE e da UA, o primeiro-ministro português, José Sócrates, e o presidente do Gana, John Kufuor -, surge o líder líbio, Muammar Kadhafi, com os inseparáveis óculos escuros e rodeado pelo chefe de Estado da Bulgária, Georgi Pavanov, e a Presidente do Parlamento Pan-Africano, a tanzaniana Gertrude Mongella.

Do lado direito, vêem-se ainda na primeira fila os Presidentes da Comissão Europeia e da Comissão Africana, o português José Manuel Durão Barroso e o maliano Alpha Oumar Konaré.

Antes do último da fila, o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação português, João Gomes Cravinho, podem ainda ver-se, entre outros, Omar Bongo, do Gabão e decano dos Presidentes africanos, e José Eduardo dos Santos (Angola), o único dirigente de um País Africano de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) a figurar na primeira fila da foto.

Os presidentes da Guiné-Bissau (João Bernardo «Nino» Vieira), de Moçambique (Armando Guebuza) e de São Tomé e Príncipe (Fradique de Menezes) ficaram todos na segunda fila, um ou outro menos visível, juntamente com a chanceler alemã, Ângela Merkel, e o Presidente do governo espanhol, José Luís Rodriguez Zapatero.

Na terceira e última fila, em posição central e bem visível, o primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, é, mesmo assim, entre todos os PALOP o que está mais próximo da União Europeia, embora (na foto) longe do Presidente em exercício da UE.
Continue a ler esta notícia