UE-África: presidente africano baralhou protocolo - TVI

UE-África: presidente africano baralhou protocolo

  • Portugal Diário
  • 7 dez 2007, 18:26

Chefe de Estado da República Centro Africana chegou antes da hora prevista a recepção

Relacionados
O presidente da República Centro Africana, François Bozizé, surpreendeu esta sexta-feira, em Lisboa, a presidência portuguesa da UE e baralhou o protocolo ao chegar antes da hora prevista para a recepção das delegações à Cimeira Europa/África, noticia a Lusa.

Bozizé e a comitiva chegaram com grande aparato ao Pavilhão de Portugal, local da recepção, cerca de 30 minutos antes da hora prevista, não estando ainda no local o primeiro-ministro português e presidente em exercício do Conselho Europeu de líderes da UE, anfitrião das delegações à reunião de sábado e domingo, na capital portuguesa.

O início da recepção estava marcado para as 18:00 e a chegada das delegações ao local prevista para depois daquela hora, obedecendo a regras protocolares rigorosas e previamente definidas.

Fonte da presidência portuguesa dos 27 disse à Lusa que o chefe de Estado da República Centro Africana (RCA) chegou com algum atraso a Lisboa e foi informado de que o hotel em que ficará instalado se situa em Cascais, a cerca de 50 km de Lisboa.

O líder africano terá então decidido ir do aeroporto militar de Figo Maduro directamente para a cerimónia no Pavilhão de Portugal.

Depois de entrar no Pavilhão, foi avisado de que só o poderia fazer mais tarde, acrescentou a mesma fonte.

A II Cimeira UE/África reúne sábado e domingo, em Lisboa, mais de uma centena de delegações oriundas de países membros da União Africana e da União Europeia, além de outras nações e de organizações internacionais.
Continue a ler esta notícia

Relacionados