PT/TVI: BE não chama Sócrates (para já) - TVI

PT/TVI: BE não chama Sócrates (para já)

Mário Lino

Mas quer ouvir o ex-ministro das Obras Públicas, Mário Lino

Relacionados
O ex-ministro das Obras Públicas Mário Lino, que tutelava as telecomunicações no anterior Governo, é o primeiro da lista de 11 personalidades que o BE quer ouvir na comissão de inquérito à actuação do Governo na compra da TVI, escreve a Lusa.

A lista das primeiras audições que o BE vai pedir não inclui o nome de José Sócrates. Fonte bloquista explicou ao tvi24.pt que a hipótese de chamar o primeiro-ministro não está colocada de parte. «Mas, para já, queremos recolher elementos que justifiquem a sua audição», afirmou.

PT/TVI: CDS-PP também quer ouvir Mário Lino

O BE vai propor as audições dos ex-administradores da PT Rui Pedro Soares, Soares Carneiro e Paulo Penedos, do presidente e do CEO da PT Henrique Granadeiro e Zeinal Bava, do presidente da Ongoing, Nuno Vasconcelos, do presidente e do CEO da Prisa, Manuel Polanco e Juan Luís Cébrian, e de Bernardo Bairrão, da Mediacapital.

O Bloco vai propor ainda a audição do ex-director de informação da TVI, José Eduardo Moniz, não excluindo a possibilidade de chamar outros membros da comissão executiva da PT.

Dos nomes propostos pelo BE, só o ex-ministro Mário Lino e Juan Luis Cebrian e Manuel Polanco, da Prisa, e o ex-administrador da PT Soares Carneiro não prestaram depoimento na comissão parlamentar de Ética, no âmbito das audições sobre liberdade de expressão.

A primeira reunião da comissão de inquérito à actuação do Governo na compra da TVI está marcada para terça-feira.

O Bloco de Esquerda pretende pedir a «minuta do contrato pré acordado entre a PT e a Prisa», as actas dos conselhos de administração da PT e Prisa e a cópia da rescisão do contrato de José Eduardo Moniz da Mediacapital.

Entre os documentos a solicitar, inclui-se ainda o plano de voo para apurar a data da requisição da viagem a Madrid do ex-administrador da Portugal Telecom Rui Pedro Soares.

Para o BE, é ainda essencial ter acesso aos estatutos e regulamento do fundo de pensões da PT e toda a documentação relativa à «decisão deste fundo investir no capital de risco da Ongoing».

A convocatória da assembleia-geral que elegeu o actual conselho de administração da PT e as propostas apresentadas para a composição daquele órgão, bem como as actas das audições da Entidade Reguladora para a Comunicação Social sobre a suspensão do Jornal de Sexta da TVI, que era apresentado pela jornalista Manuela Moura Guedes, são os outros documentos pedidos pelo BE.
Continue a ler esta notícia

Relacionados