PT/TVI: Penedos garante que não preparou pré-acordo - TVI

PT/TVI: Penedos garante que não preparou pré-acordo

Paulo Penedos (José Sena Goulão/Lusa)

Ex-consultor jurídico da Portugal Telecom assegura que nunca participou directamente nas negociações. Apenas admitiu ter preparado um contrato para José Eduardo Moniz

Relacionados
O ex-consultor jurídico da Portugal Telecom garantiu, esta quarta-feira, na comissão de inquérito, que nunca preparou um pré-acordo para a tentativa de compra da TVI por parte da PT.

Questionado pelo deputado do BE João Semedo acerca da viagem de Rui Pedro Soares a Madrid, que serviria para finalizar o negócio, Paulo Penedos confirmou que o ex-administrador executivo era «o fiel depositário de um documento da PT» nas negociações com a Prisa.

«Esse documento era uma term sheet [pré-acordo a que os deputados tiveram acesso]?», questionou o bloquista. Penedos fugiu à resposta, pedindo ao deputado para fazer a mesma pergunta a Zeinal Bava [presidente da comissão executiva da PT], mas garantiu: «Eu não preparei nenhum documento.»

Penedos assegurou que nunca teve «conhecimento directo das negociações». «Tudo o que sabia era-me transmitido por Rui Pedro Soares», justificou.

No entanto, o deputado do PCP João Oliveira confrontou o ex-consultor jurídico da PT com declarações suas na comissão de Ética, onde afirmou que esteve «envolvido no processo de decisão».

«Eu dei apoio ao processo de decisão. Dei opiniões. Fiz algumas diligências, nomeadamente quando Rui Pedro Soares estava no estrangeiro», esclareceu, exemplificando apenas o seu envolvimento no negócio com a «marcação de reuniões».

Paulo Penedos garantiu que começou a falar com Rui Pedro Soares sobre o negócio «desde Maio», colocando em causa as declarações de Zeinal Bava na comissão de Ética, onde afirmou que Rui Pedro Soares só tinha começado a intervir no negócio a 19 de Junho.

Quanto ao fim do negócio, Penedos frisou que só teve conhecimento, «de forma categórica», «algures entre 26 de Junho à noite e 27 de manhã», através de Rui Pedro Soares.

O contrato que era para Moniz

Paulo Penedos admitiu ter tido uma participação nas negociações, na «elaboração de um contrato de prestação de serviço». João Semedo perguntou se esse contrato seria para José Eduardo Moniz. «Sem entrar em mais pormenores, estou», respondeu.

No entanto, mais tarde corrigiu estas respostas, afirmando que apenas «analisou» este contrato.

Recorde-se que o ex-director da TVI tinha revelado na comissão de Ética que esteve com Zeinal Bava a 23 de Junho de 2009, tendo o presidente da comissão executiva da PT dado a entender que o negócio estava prestes a ser concluído e apresentado uma proposta para Moniz se tornar consultor da PT.

ACTUALIZADA ÀS 13h50
Continue a ler esta notícia

Relacionados