Seguro cria Código de Ética para os socialistas - TVI

Seguro cria Código de Ética para os socialistas

Seguro e Alegre no Congresso do PS (ESTELA SILVA / LUSA)

Secretário-geral assume o «combate à corrupção» como prioridade. Promete iniciativas e reuniões para um «compromisso nacional»

Relacionados
António José Seguro promete «dar o exemplo no interior do PS» para combater a corrupção e valorizar a transparência. Para isso, vai criar um Código de Ética que deverá ser assinado pelos membros dos órgãos e candidatos do partido.

«O PS vai adoptar um Código de Ética para o exercício de funções públicas. Todos os membros do Secretariado Nacional assinarão, tal como eu, um compromisso de honra de que respeitarão esse código», afirmou, incluindo também os candidatos socialistas a todas as futuras eleições.

Sem especificar o que pressuporá esse Código de Ética, nem quais as eventuais punições para quem não o cumprir, o líder socialista prometeu que o combate à corrupção será uma «prioridade».

«Até ao final deste ano, apresentaremos um conjunto de iniciativas que acabe com o passa culpas entre poder político e judicial», avisou.

Seguro adiantou ainda que, ainda em Setembro, iniciará «um conjunto de reuniões com representantes dos operadores judiciários, das forças políticas e investigadores» para assumir um «compromisso nacional» para esse combate.

Sem falar de enriquecimento ilícito, cujas novas propostas do PCP e do BE vão ser debatidas ainda este mês no Parlamento, o secretário-geral do PS referiu apenas que quer «encontrar uma solução respeitadora das garantias constitucionais que sancione os acréscimos patrimoniais injustificados».
Continue a ler esta notícia

Relacionados