«O que Portugal precisa é de eleições antecipadas» - TVI

«O que Portugal precisa é de eleições antecipadas»

Pires de Lima, CDS-PP

Pires de Lima considera que se Sócrates vencer as próximas legislativas, Cavaco poderá tornar-se «um fantasma em Belém»

Relacionados
O presidente do conselho nacional do CDS-PP, Pires de Lima, deu este sábado como certa a antecipação de eleições, e considerou que, se José Sócrates vencer as próximas legislativas, Cavaco Silva poderá tornar-se «um fantasma em Belém».

«Se José Sócrates é reeleito, que Presidente da República sobra em Belém? O CDS aprendeu a gostar de Cavaco Silva em Belém, não quer um fantasma do professor Cavaco Silva a viver em Belém», declarou, citado pela agência Lusa.

António Pires de Lima, que discursava no 24º Congresso do CDS-PP, que decorre em Viseu, defendeu que «seria bom» que o Presidente da República e o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, «não criassem um argumento» que permita a «vitimização» de José Sócrates durante a próxima campanha eleitoral para as legislativas antecipadas, que deu como certas.

«Assegurado esse cenário de eleições antecipadas seja por decisão do Parlamento ou do Presidente da República, que não deve esconder-se em motivos formais para tomar as decisões que o país precisa, não percebo porque não há de também ser possível com a intervenção experiente do PR negociar com dois partidos que sempre têm estado de acordo, PS e PSD, um PEC menos desumano do que Sócrates negociou com a senhora Merkel», sugeriu.

Numa solução «dois em um», seguindo o exemplo da Irlanda, Pires de Lima admitiu uma solução em que o primeiro-ministro se comprometesse a abandonar o poder depois de apresentar em Bruxelas um Programa de Estabilidade e Crescimento «mínimo que assegure a representação digna de Portugal» na próxima cimeira.

«Mas também não faço da existência deste PEC nenhum drama nem uma condição definitiva. O que Portugal precisa é de eleições antecipadas o quanto antes», ressalvou.

Pires de Lima disse que num próximo governo, com o PSD e «eventualmente com o PS», o CDS não tem que ficar em segundo ou terceiro lugar, e questionou se alguém conhece as ideias do presidente do PSD.

«Alguém conhece com clareza as ideias que o PSD tem se assumir daqui a dois meses o Governo? Alguém identifica a equipa que rodeia Passos Coelho?», questionou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados