Nobel da Paz: Passos e Assunção Esteves saúdam prémio - TVI

Nobel da Paz: Passos e Assunção Esteves saúdam prémio

Passos Coelho no debate quinzenal

União Europeia foi distinguida pelo comité norueguês

Relacionados
A presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, e o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, saudaram hoje a atribuição do Prémio Nobel da Paz à União Europeia.

No início da sessão plenária no Parlamento, um debate quinzenal com o primeiro-ministro sobre Europa, Assunção Esteves saudou a atribuição do Nobel à União Europeia, seguindo-se aplausos de deputados, noticia a Lusa.

No início da intervenção, o primeiro-ministro disse querer associar-se à «saudação espontânea que a câmara evidenciou» perante a notícia da atribuição do Prémio Nobel da Paz à União Europeia.

O Comité Nobel anunciou hoje a atribuição do Prémio Nobel da Paz 2012 União Europeia (UE) pelo seu contributo para a paz e a reconciliação, a democracia e os direitos humanos.

«A União e os seus precursores têm contribuído, há mais de seis décadas, para o avanço da paz e da reconciliação, da democracia e dos direitos humanos na Europa», escreve o Comité Nobel norueguês no comunicado em que anuncia o prémio.

A temporada dos Prémios Nobel 2012 começou na segunda-feira com o anúncio do Nobel da Medicina e termina no dia 15 com o da Economia.

O Nobel da Paz é o único que se anuncia e entrega fora de Estocolmo, por decisão expressa do fundador dos prémios.

Os prémios Nobel, criados em 1895 pelo químico, engenheiro e industrial sueco Alfred Nobel (inventor da dinamite), foram atribuídos pela primeira vez em 1901.
Continue a ler esta notícia

Relacionados