Os Verdes: Governo caiu «porque não governou à esquerda» - TVI

Os Verdes: Governo caiu «porque não governou à esquerda»

Debate quinzenal [INACIO ROSA / LUSA]

Heloísa Apolónia pediu um reforço da esquerda parlamentar nas próximas eleições

A deputada dos Verdes, Heloísa Apolónia, afirmou esta quarta-feira que o Governo caiu «porque não governou à esquerda» e pediu um reforço da esquerda parlamentar nas próximas eleições.

Em declarações aos jornalistas, na Assembleia da República, após o anúncio do pedido de demissão de José Sócrates, a deputada do Partido Ecologista Os Verdes (PEV) criticou o que disse ser um «discurso da dramatização e da vitimização», afirmando que o primeiro-ministro demissionário «procura convencer os portugueses de que as suas opções políticas são inevitáveis».

Uma ideia que Heloísa Apolónia rejeitou: «Os portugueses já perceberam que essas políticas não são inevitáveis, mas são insustentáveis para o país».

Defendendo que «o Governo não governou à esquerda e por isso caiu», a deputada ecologista pediu «uma viragem à esquerda» do país, nas eleições antecipadas. «O nosso objectivo é querer reforçar a esquerda no Parlamento, para influenciar ao máximo as políticas de qualquer que seja o Governo», disse, e acusou PSD e CDS de «andarem inundados de estratégias para chegar ao poder», rejeitando assim as críticas de Sócrates de que a oposição tem «uma ânsia de poder».

«Este país precisa de opções de esquerda, de solidariedade, de opções de promoção da igualdade e da qualidade de vida das pessoas. Isso não se faz pela degradação do poder de compra, do aumento dos impostos e de uma política económica recessiva e de políticas sociais perfeitamente desumanas», declarou.

A deputada afirmou ainda que há nas ruas «um descontentamento geral», que disse ter sido visível, este mês, nas manifestações da «geração à rasca» e dos trabalhadores da função pública, sustentando que «as pessoas querem uma mudança de política».
Continue a ler esta notícia