Governo apresenta DEO às 17:30 desta quarta-feira - TVI

Governo apresenta DEO às 17:30 desta quarta-feira

Informação já foi confirmada oficialmente e apresentação vai decorrer na Presidência do Conselho de Ministros

O Governo vai apresentar ao final da tarde, pelas 17:30, desta quarta-feira, na presidência do Conselho de Ministros, o Documento de Estratégia Orçamental (DEO) que revela as medidas de consolidação orçamental para 2015, que totalizam cortes de 1.400 milhões de euros para o próximo ano, segundo apurou a TVI.

A conferência de imprensa vai ser conduzida pela ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque e também pelo ministro Pedro Mota Soares, por causa do tema dos cortes nas pensões.

DEO: Portas recusa que haja braço de ferro

Esta manhã o silêncio dos governantes foi total sobre o Documento de Estratégia Orçamental e as negociações com a troika.

12ª avaliação da troika concluída até amanhã

Na Autoeuropa, os jornalistas confrontaram-se com os vidros fumados dos carros ministeriais e tanto Pires de Lima como Paulo Portas ignoraram as perguntas.

A apresentação do Documento de Estratégia Orçamental foi adiada para esta quarta-feira depois de ter estado prevista para segunda e terça-feira.

Segundo fonte do Ministério das Finanças adiantou à esta terça-feira à TVI, a «transposição prática das decisões do Conselho de Ministros sobre o DEO implica um trabalho técnico muito complexo, que está a ser ultimado. Não estamos em condições comunicar [a informação relativa ao documento]em horário razoável. Fá-lo-emos amanhã», explicou ontem o Governo.

António José Seguro reagiu a este «atraso» do Governo considerando «inaceitável» que o Governo «esconda decisões» sobre o DEO.

O DEO é um documento que o Governo apresenta anualmente em abril, com as suas perspetivas para os anos seguintes, e este ano servirá para o Governo traçar a sua estratégia orçamental até 2018. Recorde-se que o documento terá de ser enviado à Assembleia da República e à União Europeia até dia 30 de abril, quarta-feira.

O documento deste ano deverá conter as medidas de consolidação orçamental para 2015, que totalizam cortes de 1.400 milhões de euros para o próximo ano, segundo já adiantou a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque.
Continue a ler esta notícia